Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 28 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Mauá adota xepa da vacina para evitar desperdício e imunizar mais pessoas

Nario Barbosa/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Usuário precisa se cadastrar na UBS perto de sua casa para receber a dose


Da Redação

18/06/2021 | 19:30


Desde março deste ano, quando passou a imunizar as pessoas com 75 anos, Mauá adotou o sistema popularmente conhecido como ''''xepa da vacina''''. A aplicação das primeiras doses remanescentes ao fim do dia nos postos de saúde evita o desperdício após a abertura dos frascos, pois os imunizantes têm validades diferentes e não podem ser desprezadas, além de beneficiar pessoas que estão aguardando o início da vacinação do grupo ao qual pertencem. 

Para ser vacinado na repescagem, o munícipe precisa fazer a inscrição na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa. O pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) também é fundamental, pois facilita e agiliza o atendimento. No local da aplicação das doses é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG ou CNH) e comprovante de residência. 

Se sobrar alguma dose ao fim do dia, o indivíduo com o nome na lista de espera é chamado por telefone. Atualmente, recebem o imunizante as pessoas com idade abaixo a do grupo que está sendo vacinado na cidade. 

Não é possível saber antes qual imunizante será aplicado na unidade de saúde durante a ''''xepa''''. As vacinas disponíveis têm prazos de validade diferentes. Todas, no entanto, têm eficácia comprovada contra o coronavírus. O fundamental é garantir a imunização e não esquecer de tomar a segunda dose conforme o estipulado no comprovante de vacinação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;