A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) começa hoje, no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, um mapeamento cardiológico inédito no País.
O projeto realizará mais de 4.600 exames durante três meses, a fim de levantar como está a saúde cardíaca da população, para o planejamento de medidas de prevenção a problemas do coração e suas complicações. Com os dados será possível traçar uma política de ação na área da cardiologia na cidade do Rio. As doenças cardiovasculares (DCV) são apontadas pelo Ministério da Saúde como a principal causa de morte entre os brasileiros.
Um caminhão equipado com equipamentos de ponta para realização de eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico rodará cinco áreas da cidade durante 84 dias. Com início no Complexo do Alemão, o cardiomóvel passará ainda por Realengo, Sampaio, Santa Cruz e Botafogo. A equipe é formada por dois cardiologistas, três técnicos e duas recepcionistas.
AE
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.