Setecidades Titulo Eram para pedestres
Carros estacionam em
faixas verdes de Diadema

Prefeitura alega que instalação ainda não está completa e que realiza fiscalização para evitar a prática

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
16/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/Dgabc


A iniciativa da Prefeitura de Diadema em pintar faixas verdes em determinados pontos da cidade – começaram pelo bairro Taboão –, sob pretexto de aumentar a área para pedestres, tem surtido o efeito oposto. Com a implementação ainda incompleta, sem nada que as segregue da via por onde trafegam os carros, os locais têm sido usados como pontos de estacionamento. Na prática, reduzem ainda mais o espaço dos pedestres.

O Diário esteve no local e flagrou veículos estacionados sobre as marcações que, segundo a administração, deveriam servir para aumentar a segurança de pedestres no entorno de escolas e unidades de saúde. Segundo a Prefeitura, a condição das calçadas é um problema comum na cidade, seja por sua largura insuficiente e com interferências como postes e árvores, seja pela descontinuidade em razão de degraus formados pelos acessos às garagens dos imóveis. A prática tem sido adotada em algumas cidades, como Fortaleza, no Ceará.

Questionada sobre o fato de que motoristas estão usando as áreas para estacionar os seus veículos, a Prefeitura de Diadema informou que a implantação das faixas verdes ainda não está concluída, que faltam balizadores laterais que impedem a entrada de veículos nas faixas, mais a complementação da sinalização vertical com placas de “proibido parar e estacionar”.

Que para coibir o estacionamento, a Secretaria de Transportes tem sistematicamente colocado cavaletes, e recolocando-os quando retirados. “Assim que a sinalização estiver terminada será dada prioridade à divulgação do novo equipamento, que é novidade na cidade, antes da fiscalização ostensiva. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;