Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 17 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Celular molhou? Veja o que fazer nessa situação

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

26/05/2021 | 11:18


Uma das principais dúvidas dos leitores do 33Giga é “o celular molhou. O que fazer?”. Como não há uma resposta correta para essa dúvida – depende do aparelho, da quantidade de água envolvida –, a seguir estão listados alguns mitos e verdades a respeito do assunto.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

As informações em relação à questão “o celular molhou” são de Clayton Mangulin, fundador da Campinas Celulares, rede especializada em assistência técnica e venda de acessórios. O especialista, inclusive, pontua sobre a procura por smartphones ou acessórios que protejam da água.

“Alguns telefones ou acessórios protegem apenas contra garoa e chuva fraca, por exemplo, pois são feitos pensando em proteger o celular no bolso, em caso de uma mudança de tempo inesperada”, aponta. “Outros suportam mergulhos em água salgada. Por isso, é importante estar atento na hora da compra para ser aquele produto que de fato te atenda ao propósito.”

Confira, então, mitos e verdades em relação à questão “o celular molhou. O que fazer?“.

Existe celular totalmente à prova d’água

Mito. Os aparelhos vendidos como “à prova d’água” são classificados como IP67 ou IP68 e possuem uma certa resistência à líquidos, mas por um limite de tempo. Além disso, não resistem a profundidades maiores, submersão, mergulhos, etc.

Colocar arroz no celular molhado ajuda

Parcialmente verdade. O arroz cru realmente absorve a umidade que ficou no aparelho, porém isso depende muito da quantidade de água e das peças que foram atingidas.

“O ideal é não perder tempo com soluções caseiras e levar o aparelho para uma assistência técnica especializada”, garante Mangulin.

Pode-se deixar o aparelho secar no sol

Mito. Outra recomendação que se encontra por aí para salvar aparelhos molhados é colocar o celular sob o sol, com um guardanapo por baixo, mas isso pode gerar um superaquecimento e danificar a tela.

Em caso de acidentes, é preciso retirar a bateria e o cartão SIM

Verdade. Para evitar que os circuitos elétricos do aparelho, é bom retirar sua bateria e também cases de proteção e películas protetoras de tela, além do cartão SIM. Depois leve o aparelho para um profissional para secá-lo. “Essa atitude pode salvar o equipamento de uma pane elétrica”, finaliza o especialista.

Capas de policarbonato permitem entrar com o celular na piscina

Verdade. Existem produtos específicos para este fim e, portanto, o ideal é checar o tamanho e verificar com o fabricante as recomendações de uso. Em geral, não é recomendado mergulhar com o celular, mesmo que esteja com a capa, mas é possível deixá-lo na borda da piscina, bater fotos, levar em passeios de barco.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;