Fechar

Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Para desvendar energia escura, telescópio mapeará 30 milhões de galáxias

Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Bianca Bellucci
Do 33Giga

18/05/2021 | 11:48

Nesta segunda-feira (17), o National Optical-Infrared Astronomy Research Laboratory (NOIRLab) anunciou um projeto que vai capturar a luz de quase 30 milhões de galáxias e objetos cósmicos. A proposta é que, a partir deste conteúdo, astrônomos possam construir um mapa tridimensional do universo e desvendar os mistérios que envolvem a energia escura – componente que constitui a maior parte do cosmo e faz com ele se expanda de forma acelerada.

Novas imagens de Júpiter mostram detalhes da atmosfera do planeta
As melhores fotos de estrelas, galáxias e da Terra vista do espaço
Comprovado: Vênus tem o dia mais longo do Sistema Solar

As capturas serão feitas pelo instrumento Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), que está incorporado no telescópio Nicholas U. Mayall. A traquitana de 4 metros fica baseada no Observatório Nacional Kitt Peak, localizado em Tucson, no Arizona (EUA).

Na prática, o DESI coletará espectros, que refletem a luz dos objetos celestes nas cores do arco-íris. Estes tons revelam informações sobre a matéria cósmica, como sua composição, distância e velocidade relativa. Com estes dados em mãos, os astrônomos poderão entender melhor o comportamento da energia escura e, enfim, descobrir o que ela é.

O projeto piloto do DESI levou quatro meses e conseguiu capturar quatro milhões de espectros – número acima do esperado e maior do que o captado em pesquisas anteriores. A expectativa é que este estudo sobre energia escura leve cinco anos para ser concluído.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga