Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 21 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Chile realiza segundo dia de eleições para Assembleia Constituinte



16/05/2021 | 16:37


O Chile realiza neste domingo, 16, o segundo dia da eleição que designará um número semelhante de homens e mulheres para redigir uma nova Constituição. Com o documento, que substituirá a carta imposta pela ditadura militar de Augusto Pinochet, busca-se um novo pacto social no país sul-americano.

No sábado, no primeiro dia de votação, três dos 15 milhões de eleitores compareceram às urnas. Além da eleição para a Assembleia Constituinte, a população também escolhe neste fim de semana prefeitos, governadores e vereadores.

Das quatro eleições, destaca-se a que elegerá os 155 membros da convenção constitucional, entre 1.278 candidatos, dos quais mais de 60% são independentes que se candidataram em pactos com partidos tradicionais ou individualmente.

A eleição dos constituintes engloba vários eventos sem precedentes no Chile. Dos candidatos escolhidos, entre 45% e 55% deverão ser mulheres, 11% serão indígenas e 5%, pessoas com deficiência.

Em outubro do ano passado, 79% dos chilenos que participaram de um plebiscito decidiram ter uma nova Constituição redigida por convenção conjunta.

A medida foi a saída institucional encontrada pela classe política para conter protestos gigantescos que se seguiram a uma eclosão social em outubro de 2019.

Os chilenos devem aprovar ou rejeitar o projeto de nova Constituição em um plebiscito obrigatório no segundo semestre de 2022.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;