Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 17 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Rover chinês Zhurong tentará pousar em Marte hoje

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Bianca Bellucci
Do 33Giga

14/05/2021 | 10:18


Hoje (14), o rover chinês Zhurong deve fazer sua primeira tentativa de pouso em Marte. O robô será posicionado pela sonda Tianwen-1, que entrou na órbita do planeta em 10 de fevereiro. A Administração Nacional Espacial da China (CNSA) tem mantido segredo sobre a missão. Tanto que o horário não foi revelado. Mas especulações apontam que o procedimento deve ocorrer às 20h11 (horário de Brasília).

Leia mais:
NASA: vídeo interativo explora em 360º o Mont Mercou, em Marte
Veja imagens de Marte capturadas pela sonda da NASA

O rover chinês Zhurong deve explorar uma região batizada de Utopia Planitia, que pode ter sido coberta por um antigo oceano. O objetivo principal é coletar dados e analisar a topografia e a geologia desta enorme cratera, que tem cerca de 3.300 km de diâmetro. O local, inclusive, já foi estudado anteriormente pela sonda Viking 2, lançada pela NASA. A missão ocorreu em 1976.

É válido destacar que esta é a primeira missão interplanetária totalmente chinesa. A sonda Tianwen-1 é composta pelo rover chinês Zhurong, um lander (módulo de pouso) e um orbitador, usado para identificar o melhor local para enviar o robô. Caso o procedimento bem-sucedido, a China será o terceiro país a chegar em Marte, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Rússia.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;