Internacional Titulo
Gates manifesta preocupação com armas iranianas no Afeganistão
Da AFP
04/06/2007 | 12:54
Compartilhar notícia


O secretário americano de Defesa, Robert Gates, reiterou nesta segunda-feira sua preocupação a respeito do suposto tráfico de armas iranianas para o Afeganistão, em um encontro com o presidente afegão Hamid Karzai, que lhe falou das "ótimas relações" entre Cabul e Teerã.

"Falamos disso nesta manhã. Há informações que confirmaram nos últimos meses a chegada de armas procedentes do Irã", declarou o chefe do Pentágono em uma entrevista coletiva à imprensa ao lado de Karzai.

"Não temos informações sobre o envolvimento do governo iraniano, mas temos informações sobre armas procedentes do Irã destinadas aos talibãs, talvez também aos criminosos envolvidos no narcotráfico", acrescentou.

Perguntado a respeito de um eventual envolvimento do governo iraniano, Karzai respondeu: "Não temos prova alguma a respeito do envolvimento do Irã".

"Temos ótimas relações com o governo iraniano. Irã e Afeganistão nunca foram tão amigos como hoje", acrescentou, lembrando a ajuda fornecida pelo Irã à reconstrução do país.

Gates, que realiza sua segunda visita ao Afeganistão desde que assumiu o cargo, chegou no domingo a Cabul procedente de Cingapura, onde participou de uma conferência regional sobre segurança.

O secretário americano de Defesa pediu às nações asiáticas que aumentem sua ajuda ao Afeganistão, que enfrenta uma insurreição dos talibãs, principalmente no sul e no leste do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;