Economia Titulo Novas tecnologias
GM vai produzir modelo inédito em São Caetano

Novo veículo complementa linha de picapes da Chevrolet e está dentro do investimento de R$ 10 bilhões

Do Diário do Grande ABC
10/05/2021 | 10:50
Compartilhar notícia
Divulgação


A General Motor anunciou nesta segunda-feira (10) que vai produzir modelo inédito no complexo industrial de São Caetano. O produto é uma das novidades do atual ciclo de investimento da empresa a ser aplicado até meados da década no Estado de São Paulo. São R$ 10 bilhões para a renovação do portfólio e para o desenvolvimento de novas tecnologias. "O modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet e vai estrear conceito no segmento de veículos utilitários", explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

A picape está, neste momento, em fase de desenvolvimento e será o próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. Um dos objetivos da GM com o futuro veículo é o de ampliar a presença da marca Chevrolet no próspero segmento de picapes, contribuindo ainda para o fortalecimento de outros produtos estratégicos para a empresa no mercado, como a S10.

Divulgação

ETAPAS

Para receber o futuro modelo da Chevrolet, a linha de montagem da fábrica de São Caetano será preparada em várias etapas, no intuito de minimizar os impactos na produtividade do complexo. A primeira fase está prevista para iniciar nas próximas semanas. A fábrica vai receber ferramentais específicos, que precisarão ser instalados e devidamente implementados para iniciar a montagem. Está prevista ainda readequação no fluxo fabril do complexo, além da capacitação dos empregados.

"Adicionar um produto totalmente novo numa linha de montagem ativa é sempre jornada complexa, principalmente diante dos desafios tecnológicos que o projeto impõe. Até por isso a preparação da fábrica será executada em diversos estágios, que levarão meses cada um deles", calcula Luiz Carlos Peres, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul. Parte da produção do novo modelo será exportada para mercados estratégicos da GM na região.

SUSPENSÃO DE CONTRATOS

Na sexta-feira (8), a mesma GM anunciou que pretende deixar em casa cerca de 400 trabalhadores da linha de produção de São Caetano. A medida é justificada pela oscilação do mercado automotivo em tempos de pandemia. A suspensão de contratos de trabalho foi aprovada ontem em votação on-line no site do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano. A medida está garantida pela MP (Medida Provisória) 1.045/2021 publicada no último mês. O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, utilizado no ano passado, foi reabilitado pelo governo federal e permite que as empresas suspendam contratos ou reduzam o salário e a carga horária. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;