Nacional Titulo
Funai negocia com índios desocupação de terras no MS
Do Diário OnLine
16/01/2004 | 10:18
Compartilhar notícia


O presidente da Fundação Nacional do Índio, Mércio Pereira Gomes, vai nesta sexta-feira ao Mato Grosso do Sul para negociar a desocupação das 14 fazendas invadidas por índios guaranis em Iguatemi e Japorã, no extremo Sul do Estado.

Segundo o governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, desde o fim do ano passado, a área total invadida chega a 1.250 hectares. Cerca de 2,5 mil índios estão envolvidos no conflito. Desse total, 800 vieram do Paraguai. Os índios guaranis reivindicam ampliação e demarcação das terras no Estado.

Na quinta-feira, índios armados com arcos e lanças mantiveram reféns, por quatro horas, o procurador da República Ramiro Rockenbach da Silva, uma equipe de TV e um fotógrafo. O procurador havia ido à região para levar uma notificação da Justiça, que determinou a reintegração de posse das fazendas em três dias.

O Ministério Público Federal já avisou que não concorda com a medida do juiz Odilon de Oliveira e vai entrar com pedido de revisão do processo em instância superior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;