Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 4 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Chuva de meteoros Eta Aquáridas pode ser vista nesta madrugada

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Bianca Bellucci
Do 33Giga

05/05/2021 | 12:18


Pessoas ao redor do Brasil poderão acompanhar na madruga de hoje (5) para amanhã (6) a chuva de meteoros Eta Aquáridas. O fenômeno pode ser visto a olho nu. Para isso, basta observar o céu na direção Leste a partir de 1h30. A visualização, no entanto, chega ao seu auge aproximadamente às 2h30, quando cerca de 30 meteoros por hora surgem no espaço.

Leia mais:
Comprovado: Vênus tem o dia mais longo do Sistema Solar
Astronautas da SpaceX voltam à Terra; veja o pouso no oceano
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua

Como visualizar a chuva de meteoros Eta Aquáridas?

Para visualizar a chuva de meteoros Eta Aquáridas, é importante que a pessoa esteja em um local com condições favoráveis. Isso é, com céu limpo e escuro, sem nuvens ou luzes da cidade. Também é importante estar afastado da Lua, que pode ofuscar o fenômeno com seu brilho. É recomendável deitar no chão ou usar cadeiras reclináveis, para ter uma visão de campo maior.

Como o fenômeno é formado?

A chuva de meteoros Eta Aquáridas está associada ao cometa Halley. Anualmente, quando o cometa faz sua jornada de aproximação do Sol, ele solta fragmentos em um determinado lugar da galáxia. A Terra passa pontualmente por essa região todo mês de maio. Durante este encontro, os detritos entram na atmosfera terrestre em alta velocidade, formando os rastros esbranquiçados que podem ser observados a olho nu.

Evento astronômico também ocorre em outubro

Quem não puder ou não conseguir visualizar a chuva de meteoros Eta Aquáridas, tem a chance de presenciar outro evento astronômico ainda em 2021. Em outubro, a Terra passa novamente pelo mesmo caminho do cometa Halley, permitindo a visualização de seus rastros. Este fenômeno é chamado de Orionídeas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;