Nacional Titulo
Fuvest faz neste domingo primeira fase do vestibular
Por Do Diário do Grande ABC
20/11/1999 | 18:42
Compartilhar notícia


Começa neste domingo (21) o vestibular da Fuvest, que organiza a prova para as Universidades de Sao Paulo (USP), Federal de Sao Paulo (Unifesp), Santa Casa e Academia de Polícia Militar do Barro Branco. O exame começa às 13h30, mas o recomendado é chegar ao local com uma hora de antecedência.

A primeira fase do vestibular da Fuvest será realizada em duas etapas. Neste domingo, os vestibulandos respondem a 80 questoes de múltipla escolha de Português, Inglês, Física e Química. No dia 4, na segunda parte, será a vez das avaliaçoes de Geografia, História, Biologia e Matemática. As provas definirao os classificados para a segunda fase, marcada para os dias 3 a 7 de janeiro.

A Fuvest mantém, há alguns anos, uma tradiçao no estilo e modelo da prova. Na avaliaçao de Português, o enunciado das questoes vem sempre acompanhado por um texto. "Uma mesma pergunta pode exigir conhecimentos de literatura, língua e interpretaçao de textos", explica o professor Francisco Achcar, coordenador de Português do Curso e Colégio Objetivo.

Segundo ele, a prova de Português da Fuvest nao tem "pegadinhas". "O interesse é saber se o aluno compreende as estruturas da língua e sabe usar a língua culta. "Os estudantes devem prestar atençao no enunciado das questoes de Português. "A Fuvest costuma perguntar qual a alternativa errada entre as cinco propostas", observa Achcar.

A avaliaçao de Inglês exige a compreensao de textos de jornais e revistas em inglês. Segundo o professor Arnon Hollaender, do Objetivo, os examinadores querem saber se o aluno soube extrair as idéias principais do texto e compreendeu o vocabulário. "O aluno deve ter calma, pois a resposta está no próprio texto", orienta.

Os assuntos dos textos sao variados, mas sempre se referem a alguma novidade na ciência, política ou economia. Normalmente, a prova contém de 3 a 4 textos curtos, com cerca de oito a dez linhas. Alguns assuntos abordados na prova sao: voz passiva, discurso indireto, verbos anômalos e pronome interrogativo.

Cotidiano - O exame de Física - considerado um dos mais difíceis da Fuvest - sempre está relacionado aos fatos do cotidiano. Este ano, a prova pode nao ser tao complicada quanto no ano passado. "A banca reconheceu que o exame de 99 foi muito difícil", conta o professor Eduardo Figueiredo.

As questoes de Física têm enunciados curtos e conceituais. "O aluno terá de conhecer as fórmulas, mas isso nao é fundamental", avisa o professor. As questoes exigem mais o raciocínio que contas complicadas. Os temas recorrentes na avaliaçao de Física sao: gráfico sobre velocidade escalar por tempo, conservaçao de energia mecânica e gases perfeitos.

A prova de Química, em geral, é equilibrada, com 40% de testes de inorgânica, 40% de físicoquímica e 20% de inorgânica. "Os enunciados das questoes exigem interpretaçao, pois nenhuma pergunta é direta", explica o professor Antonio Mario Salles. "A Fuvest sempre traz perguntas criativas." Alguns assuntos geralmente exigidos sao: cálculo estequiométrico, reaçoes inorgânicas e o conceito de mol e massa molar.

Revisao - Na última semana, a maioria dos colégios e cursinhos pré-vestibular realizaram uma semana inteira de revisao. Mas como a Fuvest é o vestibular mais concorrido do País - este ano sao 149.240 inscritos - é natural que os vestibulandos estejam nervosos e ansiosos.

Uma dica é resolver primeiro as questoes da disciplina que se tem mais domínio. "Isso dá confiança e a resoluçao é rápida, sobrando tempo para pensar nas outras perguntas", garante o psicólogo Paulo Motta, que coordena o Grupo de Apoio ao Vestibulando (GAV), do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Universidade Estadual Paulista.

Como o vestibular é concorrido nao é aconselhável deixar respostas em branco. "Há muito empate e um ponto a mais pode ser o da classificaçao", aconselha Renato Amaral, que se tornou uma espécie de "consultor on-line" dos vestibulandos. Seu site recebe cerca de 300 acessos por dia e inúmeros e-mails pedindo conselho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;