Nacional Titulo Encontro virtual
Em discurso na Cúpula do Clima, Bolsonaro promete neutralidade climática até 2050

Ao todo 40 países participam de encontro virtual que antecede a Conferência sobre o Clima prevista para novembro

Por Do dgabc.com.br
Com Agências
22/04/2021 | 11:15
Compartilhar notícia
Agência Brasil


O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (22) da Cúpula do Clima. O evento virtual, que vai até amanhã, foi organizado pelo governo dos Estados dos Unidos. Bolsonaro participou por videoconferência, do Palácio do Planalto.

Foram convidados 40 países para o encontro. A cúpula antecede a 26ª Conferência sobre o Clima, a Cop26, que será realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. Um dos principais objetivos é impedir a elevação da temperatura média do planeta acima de 1,5 grau neste século.

Entre outras coisas, Bolsonaro prometeu adotar medidas que reduzam as emissões de gases e pediu justa remuneração por serviços ambientais prestados pelos biomas brasileiros ao planeta. Segundo ele, é importante conciliar a preservação ambiental na Amazônia com o desenvolvimento econômico legal e ainda disse que é preciso contemplar os interesses de todos os brasileiros, incluindo indígenas e comunidades tradicionais.

Em seu discurso, o presidente também afirmou que o Brasil está aberto à cooperação internacional e prometeu que o país atingirá a neutralidade climática até 2050. "Entre as medidas necessárias para tanto, destaco aqui o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030 com a plena e pronta aplicação do nosso código florestal. Com isso reduziremos em quase 50% nossas emissões até essa data", completou.

Apesar disso, Bolsonaro ignorou no discurso as informações publicadas pelo Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) que alertou sobre o desmatamento ilegal na Amazônia, que bateu recorde em março. Ao todo, conforme a entidade, foram 367, km².
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;