A China teve superávit comercial de US$ 13,8 bilhões em março, informou nesta terça-feira a Administração Geral Aduaneira do país. O resultado ficou aquém das expectativas de economistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que previam saldo positivo de US$ 49,2 bilhões no mês.
Em março, as exportações chinesas tiveram alta de 30,6% em relação a igual mês de 2020, também abaixo das previsões de economistas, que esperavam crescimento de 40%. No primeiro bimestre do ano, as exportações avançaram 60,6% na comparação interanual.
O país registrou ainda crescimento de 38,1% das importações em março ante igual período do ano passado, acima da expectativa do mercado, de alta de 25%. O dado também ficou acima do crescimento de 22,1% apurado no primeiro bimestre.
No mês, as importações da China de mercadorias dos Estados Unidos cresceram 174,8% em relação ao mesmo mês de 2020. As exportações avançaram 153,3% no mesmo período.
Segundo um porta-voz da administração aduaneira chinesa, o superávit comercial do primeiro trimestre de 2021 representa um crescimento de dois dígitos mesmo em relação a igual período de 2018 ou 2019, antes da pandemia de covid-19.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.