Fechar
Publicidade

Domingo, 13 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

São Paulo antecipa para este sábado início da vacinação de profissionais de Educação

DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Vanessa Soares
Do dgabc.com.br

09/04/2021 | 13:07


Atualizada às 20h23

O governo de São Paulo anunciou em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta sexta-feira (9) a antecipação do início da vacinação para os profissionais da Educação acima de 47 anos para este sábado (10). O início da imunização estava previsto anteriormente para segunda-feira. A expectativa é de que 350 mil profissionais sejam imunizados. “Nós havíamos anunciado a vacinação dos profissionais da Educação a partir de segunda-feira e estamos, portanto, antecipando para este sábado”, anunciou o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

Poderão ser vacinados os profissionais que atuam nas escolas das redes públicas (municipal, estadual e federal) e privada, com idade a partir de 47 anos. Serão imunizados funcionários que atuam em diversas funções, como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários.

"Educação é essencial, por decreto do Governo do Estado. O início desta vacinação dos profissionais da Educação é um marco histórico", destaca o secretário de Estado da Educação de São Paulo, Rossieli Soares.

Além disso, também foi antecipado o início da vacinação para pessoas a partir de 67 anos para segunda-feira (12). A imunização desta faixa etária tinha sido anunciada anteriormente para o dia 14. 

Segundo o governo estadual, a medida foi possível devido a chegada de mais remessas de vacinas do Butantan e da Fiocruz e à otimização da logística e distribuição das grades de doses para todas as regiões do Estado. “Em São Paulo não tem vacina em prateleira: sai do Butantan, entra no caminhão, vai na distribuição e, da enfermeira, para o braço da população”, destacou Garcia.

As 350 mil pessoas que compõem este grupo poderão procurar os postos a partir da próxima semana para receber a primeira dose. Outros 760 mil idosos com 65 e 66 anos também começarão a ser imunizados no dia 21 deste mês em diante.

Nesta sexta, São Paulo ultrapassou a marca de 2 milhões pessoas com esquema vacinal completo, ou seja, já tomaram a primeira e a segunda dose. Às 12h45, o Vacinômetro apontou que já houve 2.064.800 aplicações de segunda dose. Houve também outras 5.324.631 aplicações de primeira dose, totalizando assim 7.389.431 aplicadas na população do Estado.

O Diário questionou as prefeituras do Grande ABC sobre a antecição da vacinação para estes grupos. Em nota, São Bernardo confirmou a antecipação da vacinação para ambos os grupos, seguindo cronograma estadual. A aplicação das doses para os profissionais da Educação será realizada no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.115, Parque Anchieta), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para receber a vacina, além de cadastro e aprovação estadual por meio do Vacina Já Educação (www.vacinaja.sp.gov.br/educacao), é necessário agendamento obrigatório no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus).

Diadema também seguirá cronograma estadual de vacinação e iniciará neste sábado a vacina dos professores e na segunda-feira dos idosos a partir dos 67 anos. Para os profissionais da Educação é necessário cadastro prévio que passará por análise e, se validado, o profissional receberá em seu e-mail o comprovante Vacina Já Educação. No momento da vacinação, o profissional deverá apresentar este comprovante, além de documento de identificação com foto e CPF para conferência dos dados pelo profissional de saúde.

 A Prefeitura de Santo André disponibilizou agendamento para vacinação contra a Covid-19 de munícipes com 67 anos de idade. O morador deve acessar o site psa.santoandre.br/vacinacovid, que irá mostrar data, horário e local disponíveis. A vacinação vai ocorrer em três pontos drive-thru, localizados na Craisa (acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia, Santa Teresinha), Estádio Bruno Daniel (Rua 24 de Maio, Vila América) e Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, acesso pelo portão do Centro Empresarial).

Haverá ainda aplicação de doses para quem não pode ir de carro e está nesta faixa etária, em dias úteis, nas seguintes unidades de saúde: USF Dr. Moyses Fucs, Centro de Saúde Escola (Parque Novo Oratório), USF Vila Guiomar, USF Jardim Alvorada, USF Cidade São Jorge, USF Vila Luzita e USF Parque Miami. Também é necessário fazer agendamento para verificar data, local e horário disponíveis. As vacinas que serão aplicadas fazem parte de um lote de 6.390 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, que chegarão a Santo André neste sábado (10).

A cidade segue aplicando a primeira dose da vacina contra Covid-19 em munícipes com mais de 68 anos e profissionais da segurança e a segunda dose em idosos entre 72 e 74 anos. O início da vacinação de profissionais da educação básica com mais de 47 anos, previsto inicialmente para acontecer na próxima segunda-feira (12), foi antecipado para este sábado. No ponto de vacinação é obrigatório apresentar documento de identidade e comprovante de residência. No caso da aplicação de segunda dose, é necessário apresentar o comprovante da primeira dose. Pacientes que estejam passando por tratamento oncológico devem levar, além dos documentos pessoais, uma carta de liberação médica.

No caso de profissionais da educação básica, antes de fazer o agendamento no site da Prefeitura, é obrigatório se cadastrar no site http://vacinaja.sp.gov.br/educacao e obter um QR Code que será enviado por e-mail.

São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires informaram que manterão cronograma anterior e darão início na imunização dos profissionais da Educação apenas na segunda-feira (12), assim  como já estava previsto. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;