Partindo de R$ 25.990, streetfighter da Kawasaki recebe mudanças estéticas e mecânicas
A Kawasaki lançou a nova versão da ER-6n. O modelo 2013 recebeu melhora significativa nos baixos e médios regimes de rotação, tornando a curva torque e potência mais suave e linear. O resultado disso? Otimizar o uso sem perder a tradicional característica esportiva.
Em faixas mais altas de giro, o funcionamento do propulsor foi mantido em relação à versão anterior, é o que declara a marca japonesa.
Por falar em motor, a streetfighter (como é chamada pela Kawasaki) é equipada com o DOHC de oito válvulas bicilíndrico em linha. De seus 649 centímetros cúbicos são extraídos 6,5 mkgf de torque a 7.000 rpm. São 72,1 cv a 8.500 rpm.
Adotando tecnologia que descende da superesportiva Ninja ZX-10R, o câmbio de seis velocidades tem menor volume e peso, facilitando a manutenção.
Os tubos de escapamento receberam novo design angular nas ponteiras, conferindo visual mais leve e agressivo.
Com menos peso, o novo chassi também está mais estreito (cinco centímetros para cada lado) e, em consequência, mais confortável. Quem ganha são os pilotos de menor estatura, principalmente nos momentos de parada da motocicleta - ou seja, a hora de pôr o pé no chão. Isso resulta também em melhor ergonomia... É mais tempo com a coluna ereta quando se para no semáforo, por exemplo.
O assento em dois níveis utiliza nova carcaça plástica e está maior e mais plano. É nova também a alça do garupa com pontos para fixação de bagagem e pequenos objetos.
A nova traseira diminuiu 1 centímetro e está mais resistente, com capacidade para suportar 20 quilos de carga extra (a versão anterior carregava 180 quilos no total). O trilho do assento passa a utilizar partes entrelaçadas com perfil C.
As lanternas são de LED com 12 pontos luminosos. Tecnologia também presente no painel de instrumentos. Com isso, o consumo de energia se torna menor, permitindo o uso de uma bateria mais compacta - esta, situada próximo à suspensão traseira, que está mais eficaz. Mérito da diminuição das molas de coeficientes de amortecimento e do curso das bengalas aumentado.
Superesportiva renovada
Reconhecida como a moto mais rápida em produção da atualidade, a Kawasaki ZX-14R também chegou à linha 2013.
Com preços que partem de R$ 56.990 (vai até $ 60.990, quando equipada com freios ABS), a superesportiva japonesa tem na mecânica uma de suas principais novidades. O motor tetracilíndrico em linha, DOHC de 16 válvulas foi renovado. Agora com 1.441 centímetros cúbicos - 4 milímetros a mais de curso em relação ao modelo anterior - a motocicleta ganhou mais torque em todas as faixas de rotação, a partir de 2.000 giros são 9,5 mkgf de torque, até alcançar os 15,7 mkgf a 7.500 rpm.
Paralelo a isso, são gerados até 200 cv a 10 mil rpm ou 210 cv na mesma faixa de rotação com o RAM Air. Este desempenho extra pode ser selecionado pelo motociclista.
De acordo com a marca, a reprogramação da ECU otimizou o consumo de combustível em até 8% comparando com a versão anterior.
A suspensão dianteira recebeu molas mais rígidas e revisão de calibragem. Com desenho de dez raios as rodas estão 1.400 gramas mais leves.
Mais estreita na largura da parte central, a moto recebeu mudanças também na estética. Na frente, o destaque vai para os faróis, com quatro lâmpadas do tipo projetor e máscara negra.
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