Setecidades Titulo Perigo
Grande ABC tem aumento de 66% em furtos na rede elétrica

Três cidades da região figuram no ranking das cinco com mais irregularidades entre as 24 da área de concessão da Enel

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
24/03/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
DGABC


Dados da Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Grande ABC, mostram que furtos e fraudes na rede elétrica do nas sete cidades aumentaram 66% no ano passado, na comparação com o ano anterior. A empresa atribuiu o incremento à crise financeira provocada pela pandemia de Covid e destaca que os prejuízos afetam todos os clientes.

Algumas cidades, como São Bernardo e São Caetano, registraram aumento superiores a 100%. Três cidades da região (Santo André, São Bernardo e Diadema) figuram no ranking da empresa com os cinco municípios paulistas onde foram realizadas mais inspeções e localizadas mais irregularidades, entre os 24 de atuação da Enel.

O professor de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia Marcos Rosa dos Santos explicou que uma pessoa sem a qualificação técnica adequada e sem os equipamentos de proteção necessário se coloca em risco de morte ao mexer na rede elétrica. “O risco de descarga elétrica é grande, por detalhes desde a distância entre quem mexe na rede e um poste metálico, por exemplo, até identificar o tipo de tensão do fio”, explicou. “Se um choque não for o bastante para causar algum trauma, a pessoa pode ainda sofrer uma queda e ter graves consequências disso”, completou.

O docente lembrou que ligações irregulares aumentam a chance de que eletrodomésticos queimem. “Se houver alguma oscilação na rede, essa ligação clandestina não vai ter os dispositivos de controle da rede regular e isso pode danificar diferenres tipos de aparelhos eletrônicos”, completou.

O responsável por gestão de perdas da Enel, Clodoaldo Silveira, explicou que a empresa tem investido em tecnologia para identificar irregularidades e já conseguem, por meio de inteligência artifical, simular o consumo dos imóveis para identificar possíveis alterações que fujam da normalidade.

Os famosos “gatos” nas redes elétricas representam prejuízos para a distribuidora, mas também para todos os clientes, uma vez que essas perdas são repassados para todos os outros consumidores. “Estamos intensificando as inspeções e, no ano que vem, a estimativa é que elas aumentem em 40%”, detalhou Silveira. “E as irregularidades são encontradas em todas as regiões, nas periferias e nos centros, e, em sua maioria, nos clientes que não são os grandes consumidores, mas, sim, residências e comércios”, concluiu.

A empresa faz apelo para que todas as pessoas que tiverem conhecimento sobre fraudes e furtos na rede elétrica denunciem, pelos canais disponibilizados pela Enel. A denúncia é anônima. Ligações podem ser feitas para o número 0800-7272196. Também podem ser utilizados o site (https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/area-aberta/dinamico/denuncia-fraude). Também tem a opção do aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS (https://apple.co/2VpYh8q) ou Android (http://bit.ly/2VmOsIj</CF>).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;