Setecidades Titulo Após reabertura
Hospital de campanha de São Caetano recebe pacientes de outros equipamentos de saúde da cidade
Do Diário do Grande ABC
22/03/2021 | 12:24
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Atualizada às 15h37

Nesta segunda-feira (22), o prefeito de São Caetano Tite Campanella (Cidadania) divulgou vídeo na frente do hospital de campanha da cidade, o Hospital São Caetano, no bairro Santo Antônio, que começou a receber pacientes a partir das 19h de sábado (20). Os doentes foram transferidos do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e do Hospital Municipal Maria Braido. "Demorou um pouquinho por causa do fornecimento de oxigênio, mas o abastecimento chegou e agora vamos acompanhar todas as mudançar que temos que fazer para que o hospital de campanha funcione cada vez melhor", disse .A estrutura de campanha foi desativada no fim de agosto.

O equipamento municipal já está em funcionamento com 48 leitos de enfermaria e dois de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Outros 28, de UTI, segundo a Prefeitura, serão abertos em breve, mediante a chegada de equipamentos e materiais que estão em falta no mercado, como bombas de infusão e respiradores. Com o Hospital de Campanha reaberto, o número de leitos de enfermaria da rede municipal de Saúde para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19 passa de 48 para 96. E, os de UTI, de 50 para 80 – quando os demais 28 já estiverem em funcionamento no local. 

A administração municipal ainda reforça que a unidade de campanha não tem atendimento porta aberta, ou seja, só recebe pacientes transferidos do sistema de Urgência e Emergência (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e UPA) e do Complexo Hospitalar de Clínicas (formado pelos hospitais Maria Braido, Márcia Braido e Euryclides de Jesus Zerbini).A enfermaria está operando no 4º andar do equipamento de campanha, enquanto o 3º andar está reservado para a UTI. 

O investimento inicial na reabertura do Hospital de Campanha é de R$ 300 mil. Estima-se que mais R$ 2 milhões serão investidos nos serviços especializados, para locação dos equipamentos, e nos serviços técnicos laboratoriais e de diagnósticos.

O hospital de campanha foi aberto, pela primeira vez, em 17 de abril de 2020 e recebeu 193 pacientes (dos quais, na época, 190 se recuperaram) até 26 de agosto. A interrupção do atendimento considerou a diminuição dos casos de covid-19 na cidade na época e a baixa taxa de ocupação, que não ultrapassou 5% nos últimos dez dias de operação.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;