Internacional Titulo
Cientistas identificam iceberg maior que Manhattan
Por Da AFP
24/05/2007 | 23:15
Compartilhar notícia


Pesquisadores de Canadá e Estados Unidos pousaram esta semana em um iceberg maior que a ilha de Manhattan, onde instalaram sinalização luminosa para monitorar seu deslocamento pelo Oceano Ártico, próximo ao norte canadense.

O iceberg de Ayles, de 16 km de comprimento e 5 km de largura, se desprendeu da ilha canadense de Ellesmere, próxima à Groenlândia, em agosto de 2005, mas foi descoberto apenas no ano passado.

O desprendimento foi tão violento que provocou tremores detectados por sismógrafos canadenses a 250 km do local. Eles não foram capazes de determinar o que ocorria naquele momento.

O geógrafo Luke Copland, da Universidade de Ottawa, que reconstituiu os acontecimentos a partir dos registros sísmicos e imagens de satélite, e seu colega Derek Mueller, da Universidade do Alasca, em Fairbanks, pousaram no iceberg na terça-feira.

Os dois pesquisadores instalaram aparelhos que emitem sinais de satélite e permitirão que o iceberg seja monitorado, antecipando qualquer risco para as plataformas de petróleo que operam na região. As imagens de satélite permitiram concluir que o iceberg já viajou pelo menos 100 km em direção ao sul desde seu desprendimento.

Diante do aquecimento global, Copland teme que as cinco áreas de glaciares próximas à ilha Ellesmere não se reconstituam, e sim, que caiam no oceano. As regiões polares da Terra têm sido as mais afetadas pelo aquecimento global, causado pelas emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, e as temperaturas no Ártico aumentam cada vez mais rapidamente.

A espessura da camada de gelo será reduzida substancialmente até 2100, prevê o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da ONU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;