Memória Titulo
Secretário decide: vai falar com os Freire

Boa nova para o caso do sobrado quase centenário do Nosso Bar, em Santo André: demonstrando humildade, Edson Salvo Melo, secretário de Cultura...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Boa nova para o caso do sobrado quase centenário do Nosso Bar, em Santo André: demonstrando humildade, Edson Salvo Melo, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, voltou a comunicar-se com Memória e disse que irá entrar em contato com a família Freire, dona do casarão. Ponto para o jovem secretário.

A nova mensagem do secretário chegou a nós na sexta-feira à noite, quando as páginas Memória de domingo e segunda-feira já estavam fechadas. O importante é que o secretário e sua equipe irão falar com Nilton Freire e familiares. Eles descobrirão imagens como as que publicamos hoje, dos áureos tempos de um imóvel-referência ao longo do século 20 no coração da cidade de Santo André.

ESTRUTURA INGLESA

No restauro interno do casarão, a família Freire deparou-se com materiais de construção trazidos da Inglaterra. As vigas são de aço, a madeira utilizada nas janelas, piso e telhados são pinho de riga.

Datado de 1914, o casarão não possuía instalações hidráulicas. A família Freire segue normas de segurança e tem procurado adaptar a construção antiga aos tempos atuais. Uma das escadas, em madeira, precisou ser refeita. O sistema de combate a incêndios foi aprimorado, com a colocação de uma caixa com 15 mil litros de água.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Década de 1910. O casarão do Nosso Bar é escolhido como a nova sede da agência da Prefeitura. Autoridades, impecavelmente vestidas, são fotografadas na fachada. Bandeiras oficiais decoram o mais bonito prédio de Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 9 de fevereiro de 1979

Mauá & Diadema - Festejos com muito sol. Diadema faz desfile cívico na Avenida Antonio Piranga. Em Mauá, Luiz Gubitozo, de 72 anos, coloca no ar um avião de fabricação caseira.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - O novo pacotão econômico e a realidade.

Futebol - Ontem à noite, no Parque Antarctica, o Santo André venceu o segundo jogo da decisão: 2 a 0 em cima do Marília. A decisão do acesso ficou para um terceiro jogo.

Editorial - A lição que vem de Brasília.

Nasce um Museu

(Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos, conforme pesquisa do professor Oscar Garbelotto).

Em 9 de dezembro de 1959, o diretor de Administração da Prefeitura, Benedito Moura Branco, remete o processo de criação do Museu de São Caetano à Secção de Educação e Cultura. É necessário que esta apresente minuta de regulamento do futuro museu.

EM 9 DE DEZEMBRO DE...

1969 - Câmara Municipal de São Bernardo instituí o concurso Sabiá de Bronze, para estimular o amor ao meio ambiente. Iniciativa do vereador Lenildo Magdalena.

1969 - Casas Pernambucanas inauguram loja em Rudge Ramos.

MUNICÍPIO PAULISTA

Indaiatuba, antigo povoado de Cocais, elevado à freguesia em 9 de dezembro de 1830. Separa-se de Itu em 1839. O nome significa palmeiras em abundância: indaiá = palmeira; tyba = abundância.

CAPITAL BRASILEIRA

Nesta data, em 1839, Maceió torna-se capital da então Província de Alagoas.

HOJE

Dia Internacional Contra a Corrupção, Dia Nacional do Fonoaudiólogo, Dia do Alcoólico Recuperado, Dia do Profissional da Culinária e Dia da Tanzânia.

SANTOS DO DIA

Basiano, Gorgonia, Juan Diego, Leocádia, Siro (ou Sírio) e Valéria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;