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E-commerce: 10 mitos e verdades sobre compras online

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

23/02/2021 | 12:48


Apesar de toda evolução conquistada pelo e-commerce até o momento, alguns consumidores ainda têm preocupações ao realizar compras pela internet. Isso ocorre devido à falta de confiança ocasionada por alguns mitos existentes e que acabam fazendo com que muitas pessoas desistam de concluir seus pedidos. Com o propósito de desmistificar algumas das principais questões que impedem os clientes de comprar online, o VIPy, aplicativo de segurança digital desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie, elencou os 10 principais mitos e verdades sobre o tema. Confira!

Leia mais:
App rastreia compras online feitas por um CPF e identifica fraudes
Por que minhas compras da China demoram tanto para chegar?
16 pessoas que se deram mal com compras na internet

1. Há mais risco de comprar produtos falsificados

Mito. Não há risco ao adquirir produtos duvidosos se o e-commerce for confiável. Já existem algumas ações para que os clientes possam optar por varejistas que garantem a autenticidade do item. Dentre elas, está uma das funcionalidades do aplicativo VIPy, na qual os usuários podem checar quais são as lojas virtuais certificadas com o selo de confiança Compre&Confie.

2. Os preços na internet são mais baixos

Verdade. Comprar em lojas online é mais em conta do que em físicas, pois os custos da empresa são mais baixos, a entrega não é sempre imediata e não há vendedores para convencer os consumidores, fazendo com que os preços se tornem o único chamariz do produto.

3. Não terei assessoria da loja após a compra

Mito. Muitas organizações buscam manter a relação com o consumidor até após a confirmação do pagamento. Disponibilizam acesso para acompanhamento da entrega, reforçam que há a possibilidade de trocar o item, contam com atendentes que auxiliam em qualquer questionamento dos compradores e oferecem canais digitais como suporte para que o cliente se sinta amparado.

4. Na internet tem mais variedade

Verdade. Um dos diferenciais de comprar online é a possibilidade de acessar comércios digitais do Brasil e do mundo. Isso faz com que as pessoas não estejam limitadas somente às lojas de sua região e possam obter um leque muito maior de produtos.

5. Terei meu cartão clonado

Mito. Lojas que são reconhecidas no ambiente digital, têm equipes responsáveis por cuidar exclusivamente dos dados dos compradores e mantê-los seguros. Diariamente as empresas buscam alternativas para garantir a proteção de seus clientes, fazendo com que dificulte ao máximo o processo de clonagem.

6. Preciso checar o valor do frete

Verdade. É de extrema importância que os consumidores avaliem o valor do frete de cada loja virtual e façam um comparativo, pois muitas vezes você pode pagar mais caro do que se tivesse adquirido o produto em uma loja concorrente, que anuncia um preço mais justo.

7. Só posso comprar com cartão de crédito

Mito. Hoje, as lojas disponibilizam outras formas de pagamento para seus clientes, além do cartão de crédito. Boleto bancário e débito online são algumas das opções para que os consumidores se sintam mais confortáveis e possam realizar suas compras com mais comodidade.

8. É possível comprar roupas do tamanho certo

Verdade. Muitas lojas de vestimenta no ambiente digital apresentam uma tabela de medidas vinculada a cada roupa disponível e ao tamanho em questão. Além disso, algumas empresas também apresentam o tamanho utilizado pela modelo que está vestindo a peça, o que facilita o processo de comparação.

9. Não consigo trocar produtos comprados no e-commerce

Mito. Em qualquer compra realizada pela internet é possível fazer a troca do produto, sem precisar de justificativa, visto que o cliente não teve contato direto com o item antes de comprar e pode quebrar expectativas. Para isso, o Código de Defesa do Consumidor reforça que o prazo para troca ou devolução se limita a sete dias após seu recebimento e é essencial que o produto esteja perfeitamente conservado.

10. Comprar online traz mais comodidade

Verdade. Adquirir produtos pela internet traz muito mais conforto, facilidade e diversas outras vantagens aos clientes. Realizar uma compra e recebê-la no endereço desejado, com apenas um clique e sem sair de casa, faz com que muitos consumidores deixem de ir às lojas físicas e prefiram realizar os pedidos virtualmente.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



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E-commerce: 10 mitos e verdades sobre compras online

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

23/02/2021 | 12:48


Apesar de toda evolução conquistada pelo e-commerce até o momento, alguns consumidores ainda têm preocupações ao realizar compras pela internet. Isso ocorre devido à falta de confiança ocasionada por alguns mitos existentes e que acabam fazendo com que muitas pessoas desistam de concluir seus pedidos. Com o propósito de desmistificar algumas das principais questões que impedem os clientes de comprar online, o VIPy, aplicativo de segurança digital desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie, elencou os 10 principais mitos e verdades sobre o tema. Confira!

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1. Há mais risco de comprar produtos falsificados

Mito. Não há risco ao adquirir produtos duvidosos se o e-commerce for confiável. Já existem algumas ações para que os clientes possam optar por varejistas que garantem a autenticidade do item. Dentre elas, está uma das funcionalidades do aplicativo VIPy, na qual os usuários podem checar quais são as lojas virtuais certificadas com o selo de confiança Compre&Confie.

2. Os preços na internet são mais baixos

Verdade. Comprar em lojas online é mais em conta do que em físicas, pois os custos da empresa são mais baixos, a entrega não é sempre imediata e não há vendedores para convencer os consumidores, fazendo com que os preços se tornem o único chamariz do produto.

3. Não terei assessoria da loja após a compra

Mito. Muitas organizações buscam manter a relação com o consumidor até após a confirmação do pagamento. Disponibilizam acesso para acompanhamento da entrega, reforçam que há a possibilidade de trocar o item, contam com atendentes que auxiliam em qualquer questionamento dos compradores e oferecem canais digitais como suporte para que o cliente se sinta amparado.

4. Na internet tem mais variedade

Verdade. Um dos diferenciais de comprar online é a possibilidade de acessar comércios digitais do Brasil e do mundo. Isso faz com que as pessoas não estejam limitadas somente às lojas de sua região e possam obter um leque muito maior de produtos.

5. Terei meu cartão clonado

Mito. Lojas que são reconhecidas no ambiente digital, têm equipes responsáveis por cuidar exclusivamente dos dados dos compradores e mantê-los seguros. Diariamente as empresas buscam alternativas para garantir a proteção de seus clientes, fazendo com que dificulte ao máximo o processo de clonagem.

6. Preciso checar o valor do frete

Verdade. É de extrema importância que os consumidores avaliem o valor do frete de cada loja virtual e façam um comparativo, pois muitas vezes você pode pagar mais caro do que se tivesse adquirido o produto em uma loja concorrente, que anuncia um preço mais justo.

7. Só posso comprar com cartão de crédito

Mito. Hoje, as lojas disponibilizam outras formas de pagamento para seus clientes, além do cartão de crédito. Boleto bancário e débito online são algumas das opções para que os consumidores se sintam mais confortáveis e possam realizar suas compras com mais comodidade.

8. É possível comprar roupas do tamanho certo

Verdade. Muitas lojas de vestimenta no ambiente digital apresentam uma tabela de medidas vinculada a cada roupa disponível e ao tamanho em questão. Além disso, algumas empresas também apresentam o tamanho utilizado pela modelo que está vestindo a peça, o que facilita o processo de comparação.

9. Não consigo trocar produtos comprados no e-commerce

Mito. Em qualquer compra realizada pela internet é possível fazer a troca do produto, sem precisar de justificativa, visto que o cliente não teve contato direto com o item antes de comprar e pode quebrar expectativas. Para isso, o Código de Defesa do Consumidor reforça que o prazo para troca ou devolução se limita a sete dias após seu recebimento e é essencial que o produto esteja perfeitamente conservado.

10. Comprar online traz mais comodidade

Verdade. Adquirir produtos pela internet traz muito mais conforto, facilidade e diversas outras vantagens aos clientes. Realizar uma compra e recebê-la no endereço desejado, com apenas um clique e sem sair de casa, faz com que muitos consumidores deixem de ir às lojas físicas e prefiram realizar os pedidos virtualmente.

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