Setecidades Titulo Retorno
Escolas particulares retomam aulas presenciais na região

O Diário acompanhou o retorno no Colégio Liceu Monteiro Lobato, no Centro de Santo André

Vanessa Soares
Do dgabc.com.br
18/02/2021 | 08:56
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


As escolas particulares do Grande ABC retornaram as atividades de forma presencial nesta quinta-feira (18), conforme autorização das respectivas prefeituras. Até então, apenas em São Caetano as unidades educacionais estavam autorizadas a funcionar desde o dia 1º. O Diário acompanhou o retorno no colégio Liceu Monteiro Lobato, no Centro de Santo André, onde a retomada está sendo realizada de forma híbrida.

O movimento no portão do colégio às 7h20, horário de entrada das turmas do período matutino, era inferior ao esperado, segundo a diretora geral da unidade, Giselle Moreira da Silva Cruz. "Pelo movimento acredito que não devemos chegar a 30% dos alunos hoje. Ainda temos uma média de 50% de pais que optaram por não mandar os filhos para as aulas presenciais neste primeiro momento", explicou.

Já entre os responsáveis que escolheram por enviar os filhos para a escola, a expectativa era grande. Cintia Kiomoto, mãe do Enzo, matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental, contou que o filho estava ansioso pelo retorno. "Espero que ele aproveite. É muito tempo trancado em casa. É importante esse contato com outras pessoas e acho que a escola está preparada para esse retorno", disse.

Ítalo Pinheiro, pai da Mila, do 2º ano do Ensino Fundamental, espera que o retorno seja permanente. "Tomara que dê tudo porque já é quase um ano inteiro longe da escola. Ela precisa ter contato com os amigos, ter convívio social, que é importante, e estamos tranquilos quanto aos protocolos de segurança adotados pela escola, além dela também estar bem instruída com relação a isso. Vai ser permanente agora, se Deus quiser", afirmou.

Animada com o retorno das filhas, Laura e Sofia, para as aulas presenciais, Cintia Efraim afirmou que apesar da longa espera por esse dia, o momento ainda assim é tenso. "A gente fica preocupado, mas tem que tentar tocar a vida, voltar a uma normalidade. A escola é importante", opinou.

O colégio se preparou para este momento. A escola dividiu os alunos em duas turmas - A e B - enquanto um grupo está na escola, o outro acompanha as aulas de forma remota. Segundo Giselle, diversos protocolos de segurança foram adotados para receber os estudantes. "Nós tomamos cuidado com a entrada dos alunos, com aferição de temperatura, higienização dos pés, álcool gel e funcionários estrategicamente posicionados para que as crianças mantenham o distanciamento. Já nas salas de aula espaçamento de 1,5 metros entre as carteiras, o lanche será nas classes, nas próprias carteiras, porque é o momento que eles tiram a máscara, e a recreação no pátio será realizada de forma escalonada para evitar aglomeração", explicou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;