Economia Titulo
Revista Livre Mercado destaca o Grande ABC empreendedor
Do Diário do Grande ABC
05/08/2005 | 07:59
Compartilhar notícia


A edição de agosto da revista Livre Mercado está encartada na edição desta sexta-feira do Diário e apresenta como reportagem de capa uma novidade extraída de enquete com formadores de opinião da região: na terra que consagrou o sindicalismo liderado por Lula da Silva no final dos anos 70, o empreendedorismo privado já não é mais estigmatizado.

Questionados sobre a possibilidade de formação de um partido político que abarcasse a classe de empreendedores formais e informais, membros do Conselho Deliberativo do Prêmio Desempenho e do Conselho Editorial do Diário optaram por respostas que colocam em dúvida se vale a pena uma nova agremiação, mas são amplamente favoráveis à participação política de quem gera riqueza.

A reportagem-análise de Livre Mercado mostra que espécie de contra-revolução cultural se cristalizou no Grande ABC durante os anos 90, período em que mais de 100 mil empregos industriais formais foram destruídos pelos efeitos da globalização e da descentralização automotiva, entre outros.

Ex-trabalhadores de fábricas doutrinados a oporem-se às empresas viraram pequenos empreendedores e, com isso, passaram a entender melhor a dinâmica da economia de mercado.

Uma parte dos formadores de opinião que responderam à enquete através da Internet acrescentou comentários pessoais sobre um dos três enunciados previamente preparados. Há contradições entre quem quer o Partido dos Empreendedores e quem considera incompatível política partidária e atividade empresarial, mas que, mesmo assim, esperam que os representantes do capital atuem politicamente.

Com 116 páginas, Livre Mercado de agosto apresenta entre outras reportagens resultados de seis meses de implementação de nova política administrativa pelo prefeito William Dib, em São Bernardo. A mudança consiste na distribuição-chave do organograma convencional da Prefeitura em três macrossecretarias. Os supersecretários Gilberto Frigo, Admir Ferro e Eurico Leite se tornaram interlocutores preferenciais do chefe de governo municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;