Economia Titulo Reflexo do avanço do digital
Banco do Brasil encerra quatro agências na região

Além disso, estatal suspendeu nesta semana gratificação de caixas, função que quer eliminar

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
13/02/2021 | 00:06
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Ricardo Trida/DGABC


A reestruturação iniciada pelo Banco do Brasil em 2021 resultou no encerramento de quatro agências no Grande ABC. Em todo o País, 112 foram fechadas. Além disso, foi aberto PDV (Programa de Demissão Voluntária) para enxugar o volume de colaboradores que contou com a adesão de 5.533 funcionários, mas os números da região não foram abertos.

As unidades que deixam de operar são: Santo André (Rua Carijós), São Bernardo (Avenida Kennedy), São Caetano (Rua Baraldi) e Ribeirão Pires (Rua Felipe Sabbag). Existem outras 54 agências na região, onde trabalham em torno de 750 profissionais.

“Estão empurrando o cliente para correspondente bancário ou banco postal. Agora será necessário se deslocar por distâncias maiores para acessar uma agência do Banco do Brasil. E em cidades menores o impacto é ainda maior”, assinalou o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira.

Segundo ele, faz parte do plano de reestruturação e do avanço da digitalização também transformar algumas unidades em postos de atendimento, onde só serão comercializados produtos, como cartões, títulos de capitalização, plano de previdência privada e seguros, por exemplo. Além disso, até o ano passado a instituição recebia o pagamento de IPVA, porém, a partir de agora, não mais.

“O banco quer eliminar a função de caixa. E, a partir desta semana, suspendeu a gratificação desses profissionais, espécie de comissão que girava em torno de R$ 1.400 a R$ 2.000. Considerando um caixa no início de carreira, em que o salário é de R$ 2.500, com o valor adicional a renda quase dobrava”, explicou Moreira.

Outro efeito colateral da reestruturação é que ela deixou sem cargo, ainda, ao menos 31 bancários que perderam a função. Conforme elenca o sindicalista, um gerente geral, 12 gerentes de relacionamento, 12 gerentes de módulo, cinco assistentes de negócio e um assistente operacional. Questionado, o BB “reafirma seu entendimento de que as medidas de reorganização preparam a empresa para ambiente de maior competitividade no setor financeiro”. “Também estão alinhadas com o aprimoramento da experiência do cliente e com o maior investimento em soluções digitais”, disse, em nota.

Segundo o banco, os sindicatos foram prontamente informados sobre as mudanças e as razões para tal. Moreira disse que na semana que vem haverá mais atos para chamar atenção à causa, e que as entidades esperam conseguir reverter essas decisões da estatal. “Com o avanço da tecnologia, não há ocupação para todos, mas não podemos aceitar as demissões nem a redução dos salários.” 




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