Internacional Titulo
Ex-rei afegão e rebeldes chegam a acordo para derrubar Talibã
Por Do Diário OnLine
01/10/2001 | 11:16
Compartilhar notícia


O ex-rei do Afeganistão e as forças anti-Talibã chegaram a um acordo para tirar o movimento Talibã do poder em Kabul, segundo informações da Reuters.

Os líderes da oposição do Afeganistão, incluindo uma delegação da Aliança do Norte, a principal força anti-Talibã, chegaram a Roma na semana passada para discutir uma nova forma de governo para o Afeganistão.

"Esperamos um acordo muito em breve. Temos boas expectativas acerca das conversações", disse Mir Wais Zahir, filho mais novo do ex-monarca do Afeganistão Mohammad Zahir Shah. "Estou muito contente e satisfeito. Os encontros estão quase se encerrando", disse Zahir à Reuters.

Zahir Shah, 86 anos, que está exilado na Itália desde 1973, pediu a convocação de uma assembléia, chamada de Loya Jirga, para tentar estimular tribos dissidentes do Afeganistão a formar um governo único de unidade nacional.

Loya Jirga quer contar com o apoio da Aliança do Norte, que detém menos de 10% do território do Afeganistão e que está travando uma batalha contra o Talibã, movimento marcado pelo conservadorismo e extremismo que controla 90% do poder do país desde 1996.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;