Automóveis Titulo
Artigo: Biden incentiva veículos elétricos
Por Da Redação
Do Garagem360
04/02/2021 | 14:18
Compartilhar notícia


Por Vivaldo José Breternitz*

O governo do presidente Joe Biden deu uma grande notícia para a indústria de veículos elétricos dos Estados Unidos. O país iniciará um processo de substituição da frota do governo federal, trocando modelos movidos a combustíveis fósseis por opções elétricas.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O anúncio é o cumprimento de uma promessa feita por Biden durante sua campanha. “O governo federal possui uma enorme frota, que será substituída por veículos elétricos limpos feitos aqui na América, por trabalhadores americanos”, disse. Ele deu a informação ao anunciar sua ordem executiva “Buy American”, expressão que pode ser entendida como “compre produtos americanos”.

Os fabricantes de veículos elétricos baseados nos Estados Unidos, como Tesla, Rivian e Lordstown devem estar comemorando, assim como empresas fabricantes de automóveis tradicionais, como Ford e General Motors, que estão fazendo investimentos multibilionários visando a produção de desses automóveis.

Em 2019, havia cerca de 650 mil veículos na frota do governo federal, dos quais 245 mil civis, 173 mil militares e 225 mil dos correios. Juntos, eles rodaram 4,5 bilhões de milhas em 2019.

Biden também prometeu criar um sistema que oferecerá incentivos para que os consumidores substituam os carros a gasolina por elétricos – embora não tenha dado mais detalhes sobre esse plano.

LEIA MAIS: Emplacamento de veículos elétricos bate recorde no Brasil
Tire suas dúvidas sobre o aluguel de carro elétrico no Brasil

Uma das metas do presidente norte-americano é criar um milhão de novos empregos no setor automotivo, bem como “posicionar a América como líder global na fabricação de veículos elétricos e seus insumos e peças”. Adicionalmente, ele pretende que até 2040 não existam veículos que queimem combustíveis fósseis rodando nas estradas americanas.

Indo mais além, no dia de sua posse, Biden ordenou que as agências federais revisassem os padrões de eficiência de combustível, bem como as regras que regem as emissões de aviões e eletrodomésticos, além de padrões de eficiência energética de edifícios.

Parece ser um bom começo de gestão.

*Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;