Automóveis Titulo
Comprar usados requer cuidados
Wagner Oliveira
do Diário do Grande ABC
25/05/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


Para evitar aborrecimentos ou até disputa judicial, o Procon de Santo André, órgão vinculado à secretaria municipal de Assuntos Jurídicos, faz recomendações para a garantia de um bom negócio.

O órgão aconselha que, antes de fechar a compra, o consumidor procure se informar sobre a empresa. Caso não haja referências, a dica é checar a idoneidade das agências e verificar se possuem reclamações no Cadastro de Reclamações Fundamentadas dos Procons. Também é importante verificar o tempo em que a loja está estabelecida no mercado.

Ao fazer a escolha, o consumidor deve buscar obter do vendedor as informações necessárias sobre o real estado de conservação do veículo e, principalmente, se há defeitos.

Para evitar ser enganado, o ideal é sempre levar mecânico de confiança para realizar vistoria. "Na euforia da compra, muitos detalhes do carro não são conferidos, principalmente no que se refere aos cuidados com a manutenção e itens de segurança, o que poderá ocasionar complicações futuras", ressalta a diretora do Procon, Ana Paula Satcheki.

Outra dica é relacionar na própria nota fiscal ou em outro documento as reais condições do veículo, como, por exemplo, se houve substituição de peças do motor, avarias de pintura, a realização de manutenções obrigatórias e facultativas relativas à troca de óleos e fluidos, bateria, correias, fusíveis, entre outros.

Se, após a compra, o carro apresentar problemas, o consumidor deve dirigir-se à loja para exigir reparação. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o prazo de garantia legal de qualquer produto é de 90 dias.

"Se no período máximo de 30 dias após o comunicado não houver solução do caso, a pessoa pode procurar o Procon para formalizar a reclamação, visando um acordo entre as partes", orienta Ana Paula.

Dentro dos seus direitos, determinados pelo Código de Defesa do Consumidor, o comprador poderá exigir a devolução do dinheiro, substituição do produto por outro ou mesmo o abatimento proporcional do preço.

"Isso só vale para as compras feitas em estabelecimentos comerciais, cuja atividade praticada é a revenda de veículos usados, ou, como muitos costumam dizer, ‘no estado em que se encontram'", explica.

Outra questão importante é conferir toda a documentação do carro junto ao Detran, pois pode haver pendências, como o não pagamento de multas e alienação. "O veículo poderá, inclusive, ter sido furtado e usado em ações criminosas", enfatiza a diretora.

Ana Paula acrescenta que, antes de concluir a venda, o comprador deve esclarecer todas as suas dúvidas, e exigir a nota fiscal do veículo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;