Tecnologia Titulo
Brasileiros são convidados a desenvolver app que detecta covid-19 pela tosse
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
26/01/2021 | 10:48
Compartilhar notícia


Um grupo de jovens pesquisadores e professores da Virufy (organização sem fins lucrativos composta por mais de 25 universidades de prestígio) criou um aplicativo que detecta, em questão de minutos, se alguém está com covid-19. O diagnóstico é feito a partir da análise de um registro da tosse da pessoa.

Na prática, o web app usa inteligência artificial para avaliar a probabilidade de um indivíduo estar infectado com o novo coronavírus. Para tal, a tecnologia foi treinada com milhares de tosses vindas da América Latina, Europa e Ásia, conseguindo, assim, distinguir entre SARS-CoV-2 positivo e sons de tosse negativos, tendo 80% de precisão.

A Virufy, no entanto, quer aumentar essa porcentagem de acerto. Para isso, ela está convidando habitantes do Brasil, México, Peru, da Argentina, Bolívia e Colômbia para colaborar com os estudos, uma vez que a América Latina continua registrando um alto número de casos positivos da doença.

Leia mais:
Covid-19: Philips lança luminária capaz de matar o novo coronavírus
Encontro seguro? Site de relacionamento facilita testes de covid-19 entre usuários
Saúde sem sair de casa: a telemedicina em tempos de covid-19

Os brasileiros que quiserem contribuir com os estudos da Virufy devem acessar este site e “doar” sua tosse. É importante que o indivíduo tenha testado positivo recentemente ou esteja com sintomas da covid-19 no momento. Familiares e amigos próximos a infectados também podem participar.

Aqui, vale ressaltar que o aplicativo da Virufy não substitui os testes de diagnóstico de nível hospitalar. O objetivo da ferramenta é apenas ser um serviço de triagem suplementar, atuando na detecção precoce e incentivando a quarentena voluntária. Isso, por sua vez, ajudará a proteger as comunidades locais e, em última instância, salvará vidas, à medida que a disseminação do vírus diminui.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;