Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
24/01/2021 | 07:00
O movimento de rotação da Terra, quando ela gira em torno de seu próprio eixo, parece mais rápido do que nunca. Bem pouco, mas está. Essa é a conclusão de levantamento realizado pelo site internacional Time and Date (www.timeanddate.com), especializado sobre tempo e datas de diferentes países.
Segundo a análise especial, foram registrados 28 dias ao longo de 2020 em que o planeta levou mais de 0,4 segundos acima do tempo normal, de cerca de 86,4 mil segundos espalhados dentro das 24 horas que existem em um dia. Trata-se da maior velocidade dos últimos 50 anos, sendo que o cálculo é feito desde a década de 1970. Como a mudança é bem pequena, não terá reflexo em nada.
Na temporada passada, o dia mais curto ocorreu em 19 de julho, com a rotação tendo 1,4602 milissegundos a menos de diferença do padrão.
Alguns fatores climáticos e geológicos acabam por criar essa leve variação, casos de acelerações de marés, movimento da crosta da Terra relativo ao seu núcleo e mudanças na pressão atmosférica.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: