Internacional Titulo
Argentina terá seu primeiro Santo
Do Diário do Grande ABC
20/11/1999 | 19:22
Compartilhar notícia


O Papa Joao Paulo II canonizará neste domingo 12 novos santos, entre eles o argentino Héctor Valdivielso Saéz, 'Sao Héctor', o primeiro Santo da Argentina. O presidente Carlos Menem comparacerá a cerimônia religiosa.

A missa solene de canonizaçao de 'Sao Héctor' será na Basílica de Sao Pedro junto com a de outros oito santos espanhóis, ``mártires' da Igreja, que sofreram perseguiçao religiosa na Espanha em 1934, pouco antes da Guerra Civil (1936-1939), durante a chamada ``revoluçao das Asturias'.

O grupo de espanhóis que ficou conhecido como os ``Hermanos de Turón', José Sanz Tejedor, Filomeno López y López, Claudio Bernabé Cano, Vilfrido Fernández Zapico, Vicente Alonso Andrés, Román Martínez Fernández, Manuel Seco Gutiérrez e Manuel Canoura Arnau, confessor do grupo, foram fuzilados com Héctor Valdivielso, em 21 de novembro de 1934 por um grupo de revolucionários e proclamados mártires e beatos da Igreja em 29 de abril de 1990.

San Jaime Hilario, o religioso Manuel Barban Cosal, da mesma congregaçao dos Hermanos de Turón, 'Hermanos de las Escuelas Cristianas', foi assassinado em plena guerra civil espanhola, em 18 de janeiro de 1937 r beatificado junto com seus correligiosos pelo Papa.

Com os dez espanhóis serao canonizados também dois italianos, Tommaso di Cori, franciscano, que morreu em 1729, e Benedetto Menni, nascido em 1841 em Milao (norte da Itália) e fundador das 'Hermanas Hospitalarias'.

A ceriomônia de canonizaçao será presenciada por 11 mil peregrinos, provenientes sobretudo da Espanha e da Argentina. Com as canonizaçoes deste domingo, o Papa Joao Paulo II proclamou 296 santos, de um total de 592 canonizados desde que foi criada no Século XVI o organismo da cúria romana que se ocupa da causa dos santos.

O primeiro Santo argentino, filho de uma família de emigrantes espanhóis, nasceu em 31 de outubro de 1910 em Buenos Aires, onde morou até os sete anos de idade. A relíquia do primeiro santo argentino, que conserva numa urna o crânio do santo, foi entregue em dois de setembro passado pelo postulador da causa, o irmao Rodolfo Meoli à Igreja argentina, que a depositou na capela dedicada ao novo santo e construída pelo Distrito Católico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;