Economia Titulo
Expansão do mercado petrolífero abre espaço para capacitação
Por Do Diário do Grande ABC
17/10/2010 | 07:18
Compartilhar notícia


O mercado petrolífero no Brasil está em franca expansão desde a descoberta das reservas na camada de pré-sal. Segundo pesquisa realizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), mais de 200 mil profissionais terão que ser capacitados para atuar na área nos próximos dois anos. Já a estimativa do Prominp (Programa de Capacitação da Petrobras) é que sejam criados mais de 3 milhões de postos de trabalho para os próximos quatro anos.

Atenta a esta necessidade, a Petroquallity tem como objetivo oferecer cursos profissionais, para atender a crescente demanda de vagas para mão de obra qualificada na área da tecnologia petrolífera e de gás natural. Entre os cursos oferecidos pela instituição estão: auxiliar de plataforma, auxiliar de logística off shore, produção e refino on shore, rádio operador off shore, tecnólogo em petróleo e gás, refino e cadeia de produção, formação em taifeiro, gestão em petróleo e gás, elétrica e automação, operador de refinaria, vendas e oratória, biocombustível e o setor sucroalcooeiro, QSMS e solda industrial.

"Com a demanda do mercado, os profissionais precisam estar atentos às oportunidades. Para o nível médio, os salários variam entre R$ 1.600 e R$ 4.800. Com a necessidade de mão de obra capacitada, a tendência é que as remunerações aumentem ainda mais", explica Heberth Passágli, diretor da empresa.

Ele lembra que o mercado tende a contar cada vez mais com mulheres. Hoje a instituição possui mais de 60% de público feminino nos cursos regulares ou nos cursos intensivos.

A empresa opera em áreas próximas às unidades da Petrobras, para facilitar a aproximação dos alunos da empresa. "Além de aulas na instituição, os alunos podem participar de palestras motivacionais, workshops e diversos cursos intensivos. A empresa ainda disponibiliza orientação mercadológica e consultoria do setor para que os alunos terminem o curso já com oportunidade de trabalho", finaliza o diretor.

A instituição atua hoje com 14 associações comerciais, sete centros de ensino e oferece cursos também no Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;