São Bernardo inicia vacinação em aldeia indígena
Local abriga cerca de 100 índios que serão vacinados durante todo o dia; moradores foram escolhidos nesta primeira etapa pela vulnerabilidade
Yasmim Assagra
Do Diário do Grande ABC
20/01/2021 | 12:05
A Prefeitura de São Bernardo iniciou, na manhã desta quarta-feira (20), a aplicação da vacina contra a Covid-19 em indígenas da aldeia Guyrapa-ju. Cerca de 100 moradores serão vacinados durante todo o dia.
O primeiro a ser imunizado foi o Edson Martins dos Santos, 24 anos, que comenta sobre sua expectativa em ver toda sua família vacinada. "O momento é de muita emoção. Vimos muitas pessoas sofrendo e morrendo por conta da Covid-19, ficamos muito preocupados, então, a expectativa para chegada dessa vacina era muito grande", comenta Edson.
Segundo o prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB), que acompanhou o início da vacinação, os indígenas foram escolhidos na primeira etapa da vacinação por conta da vulnerabilidade em viverem isolados. "Um índio infectado a possibilidade da letalidade é muito maior", comenta.
Atualmente, os indígenas que vivem na cidade recebem atendimento médico pela UBSs (Unidade Básica de Saúde) Santa Cruz, na região do pós-balsa, no município.
São Bernardo recebeu ontem 11.840 doses da Coronavac para vacinar profissionais da saúde na linha de frente da Covid-19, indígenas e idosos nas casas de repousos. As doses iniciais serão aplicadas até sexta-feira no município e após 21 dias receberão nova quantidade para reforçar a imunização.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: