Setecidades Titulo Covid-19
Falta de matéria-prima põe em xeque sequência da vacinação

Imunização teve início no Grande ABC, entretanto, a continuidade depende do envio de mais doses pelo Butantan

Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
20/01/2021 | 00:47
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


As cidades do Grande ABC deram início ontem à vacinação contra a Covid-19. A falta de insumos para a produção da Coronavac pelo Instituto Butantan, entretanto, pode atrapalhar e até interromper a campanha de imunização. A fabricação depende de componentes importados da China, incluindo o chamado IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), o principal ingrediente da vacina.

A região recebeu 39,3 mil doses, que foram distribuídas pelos sete municípios. Este número será destinado para a imunização de 40% dos profissionais da saúde que atuam na chamada linha de frente, indígenas, idosos que estão em asilos e deficientes físicos acamados.

A secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone, destaca que a o Instituto Butantan necessita de material para dar andamento à fabricação da Coronavac. “Há insumos para a produção de 4,8 milhões de doses, cujo pedido de liberação emergencial foi enviado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Se conseguir entregar até o fim do mês, para que possamos terminar de vacinar todos os profissionais de saúde eu fico feliz”, afirmou, sem dar previsão de quando poderá dar início à aplicação em toda a população.

As dificuldades de obter vacinas fazem com que o secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, peça paciência para as pessoas. Ele destacou que para vacinar todos os andreenses seriam necessárias 1,4 milhão de frações. Para a região, 5,6 milhões e para o País, 420 milhões. “E nós estamos começando com 6 milhões de doses (no Brasil). É essa clareza que a pessoas precisam ter. Vamos começar com uma vacinação a conta-gotas, para depois ganhar velocidade”, aponta Chaves.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), lembrou que a Coronavac é a única vacina disponível no País e que até o fim de agosto o Butantan trabalha com a hipótese de ter 25 milhões de unidades prontas. “A vacina que foi pensada para São Paulo está atendendo o Brasil, servindo ao Brasil. Então, conforme for chegando a gente vai aplicando”, declarou, ressaltando a necessidade de “não criar falsas expectativas” na população.

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania) festejou a chegada dos primeiros imunizantes, mas sabe que precisa de muito mais. “A vacina não cria alívio algum, pois os nossos números (de contaminados e de óbitos) estão aumentando. O que a gente tem é esperança de que diminuam num futuro próximo. São poucas vacinas, mas esperamos que logo isso mude. Mas dependemos dos laboratórios”, afirmou o prefeito.

ROTEIRO DA VACINA
As 39,3 mil primeiras doses da Coronavac chegaram ao Grande ABC ontem. O caminhão refrigerado que trouxe o remédio fez escalas em todas as cidades. Passou primeiro por Diadema, onde deixou 4.480 unidades. A segunda parada ocorreu em Santo André, onde foram descarregadas 11.360. A parada seguinte foi em São Caetano, que recebeu 4.800 frações.

De lá, seguiu para São Bernardo, onde deixou 11.480 doses, a maior quantidade da região, seguindo em direção a Mauá (4.760), Ribeirão Pires (1.640) e Rio Grande da Serra, que teve direito a 440 doses.

Em reunião virtual no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, os sete prefeitos deliberaram que as vacinações teriam início simultâneo, às 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;