Política Titulo
FHC compara globalização à criação de maquina a vapor
Das Agências
26/08/2001 | 20:27
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso comparou a globalização à invenção de máquinas a vapor, e considerou que há conseqüências negativas e positivas às quais é preciso se adapatar, em entrevista ao semanário alemão Der Spiegel na edição deste domingo.

“A globalização avança, queira ou não. Eu a comparo à invenção da máquina a vapor, que teve conseqüências enormes, positivas e negativas, e que levou ao desemprego e à ruina aqueles que não conseguiram se adaptar”, declarou o presidente brasileiro.

“No fundo, a globalização também significa uma mudança nos meios de produção e não é controlável com ferramentas econômicas. Seus efeitos devem ser compensados pela política”, continuou, acrescentando ser favorável à Taxa Tobin sobre transações financeiras internacionais.

Por outro lado, Fernando Henrique assegurou que o Brasil não corre riscos por causa da crise do país vizinho, a Argentina.

“Temos muita experiência com crises relacionadas à variação cambiária e, atualmente, o Brasil pode reagir melhor a isso porque tem o câmbio flexível”, afirmou.

“Não vejo porque as finanças brasileiras tomariam o mesmo rumo que as argentinas, afinal as dívidas do Brasil estão estruturadas de forma diferente”, frisou o presidente.

No entanto, as conseqüências da crise argentina sobre o crescimento do Brasil “dependerão, antes de mais nada, da credibilidade dos demais países na nossa capacidade de lidar contra isso”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;