Nacional Titulo
Radicais livres: quando o corpo humano se oxida
Por
06/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



Frituras, gorduras animais, gordura hidrogenada, creme de leite, excessos de carne bovina, embutidos e defumados, são alguns dos alimentos que aumentam a presença de radicais livres no organismo. O médico e nutrólogo João Curvo de Almeida, em seu livro, A Alquimia dos Sabores A culinária funcional explica como é a ação dos radicais livres nas células.

"Da mesma forma que canos de ferro enferrujam, o corpo humano se oxida", informa. Segundo Curvo, a nossa oxidação ocorre em reação a substâncias chamadas radicais livres, que são átomos, íons ou moléculas que possuem um elétron ímpar em sua órbita externa. Por conterem elétrons não emparelhados, os radicais livres são extremamente reativos e altamente instáveis, capazes de grandes alterações químicas num espaço de tempo muito pequeno.

"Quanto maior a formação de radicais livres, maior o chamado "estresse oxidativo" que ocorre em nosso corpo. Radicais livres em excesso provocam destruição celular, aceleram o envelhecimento e iniciam diversas patologias", observa o médico.

Por Solange Bagdadi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;