Internacional Titulo
Onibus e agência bancária sao queimados no País Basco
Por Do Diário do Grande ABC
14/08/2000 | 09:49
Compartilhar notícia


Desconhecidos incendiaram, na manha desta segunda-feira, um ônibus em Ondorroa (País Basco, Norte) e uma agência bancária na localidade de Aretxabaleta.

Em Ondorroa, um grupo de jovens encapuzados interceptaram às 9h30 um ônibus, mandaram sair o motorista que estava sozinho e atearam fogo ao veículo, usando coquetéis ``Molotov'.

Outros três veículos particulares que se encontravam estacionados junto ao ônibus também foram danificados pelo fogo. Em Aretxabaleta, situada na província vizinha de San Sebastián, jovens radicais quebraram as vidraças de uma agência bancária às 00h30 locais (19h30 de Brasília), derramaram gasolina em seu interior e a incendiaram, mas o fogo atingiu apenas a fachada do edifício.

Em Gexto, perto de Bilbao, a explosao de uma bomba caseira danificou levemente a frente de uma casa. A bomba foi jogada contra a casa de uma pessoa que nao é política, nem empresária, informou a Ertzaintza (polícia autônoma basca).

Enquanto isso, na localidade de Leiza, província de Navarra, desconhecidos incendiaram no último domingo a caminhonete de um prefeito da Uniao do Povo Navarro (UPN), formaçao que apóia o Partido Popular (centro-direita, no poder em Madri).

A violência urbana (``kale borroka') é frequente no País Basco espanhol, sendo atribuída geralmente pela polícia a grupos de jovens separatistas radicais colaboradores da ETA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;