O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou na edição desta segunda-feira de seu programa semanal de rádio “Café com o Presidente” a inauguração da plataforma P-50 da Petrobras na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, cuja produção dará condições para que o Brasil atinja a auto-suficiência de petróleo. Segundo Lula, “a auto-suficiência significa que somos donos do nosso nariz”.
"A Petrobras é uma empresa de formação e produção de conhecimento porque poucas empresas no mundo têm grau de competência de seu pessoal que tem a Petrobras. Agora, muito mais orgulho porque a auto-suficiência significa que somos donos do nosso nariz", disse.
Maior unidade de produção em operação no país, a P-50 adicionará 180 mil barris diários à produção nacional de petróleo, o correspondente ao volume de 15 piscinas olímpicas. Dessa forma, o país passará a produzir cerca de 1,92 milhão de barris/dia, acima da demanda de 1,8 milhão de barris.
O presidente também disse que o Brasil é imbatível na produção de fontes de energia alternativa, como o biodiesel e a energia eólica (gerada pela força dos ventos). "Nós temos todas as condições. Nós temos terra, nós temos trabalhadores, nós temos conhecimento científico e tecnológico".
Lula ressaltou que para se tornar uma grande potência, o Brasil precisa produzir energia limpa e renovável. "Eu acredito que o Brasil não desperdiçará o século 21. Nós vamos nos transformar em uma grande potência econômica. Essa grande potência econômica passa por sermos uma potência no campo da energia".