Cultura & Lazer Titulo História
Live discute memórias e referências culturais de Paranapiacaba

Apresentação será feita no YouTube da Contemporânea Paulista, responsável pelo restauro da Estação Ferroviária de Campo Grande

Por Da Redação
19/11/2020 | 11:50
Compartilhar notícia
Divulgação


A identificação das memórias e referências culturais nas regiões de Campo Grande e Paranapiacaba, em Santo André, e na cidade de Rio Grande da Serra, é o tema da nova live sobre inventários participativos do projeto cultural de restauração da Estação Ferroviária de Campo Grande. O encontro será nesta quinta-feira (19), às 19h, no canal do YouTube da Contemporânea Paulista (clique aqui).

O projeto cultural de restauração da Estação Ferroviária de Campo Grande é patrocinado pela MRS Logística, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa, que prevê também uma série de atividades de educação patrimonial, tem apoio da Prefeitura de Santo Andre´ e do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histo´rico, Artístico, Arquitetônico Urbanístico e Paisagístico de Santo Andre´).

As atividades educativas, no entanto, estavam previstas para acontecer de forma presencial, mas, por conta da pandemia, precisaram ser adaptadas para o formato online. A primeira live, com o tema “A importância da Educação Patrimonial nas obras de restauro”, que também faz parte das atividades previstas no projeto cultural da restauração, aconteceu dia 26 de setembro.

A live desta quinta-feira exibirá imagens antigas da Estação Ferroviária de Campo Grande para mostrar como a realização de inventário participativo do patrimônio histórico da região contribui com a preservação da história do local. Já as cenas atuais vão revelar o método de identificação dos patrimônios culturais.

Para explicar a participação da população no processo, serão utilizadas imagens das atividades educativas e depoimentos de representantes da comunidade local. No final do encontro, com a presença do turismólogo Paulo Tácio Aires Ferreira, do Museu de Santo André, serão debatidas as memórias e referências culturais identificadas.

O encontro contará, ainda, com a participação da arquiteta Fabíula Domingues, sócia da Contemporânea Paulista, e dos especialistas em arquitetura e história, Mariana Kimie Nito e João Demarchi Lorandi, integrantes da Repep (Rede Paulista de Educação Patrimonial) e responsáveis pelo estudo.

A conversa é aberta aos interessados nas áreas de cultura, educação e, em especial, a agentes culturais, professores estudantes, e moradores dos municípios de Santo André e Rio Grande da Serra. O público presente terá acesso gratuito a uma compilação exclusiva, intitulada Caderno Trilhando Ideias, Estação Campo Grande e Inventário Participativo, com os dados apresentados no estudo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;