Memória Titulo
Um jornal chamado ‘O Repórter’: há 40 anos...

O Repórter marcou época no Grande ABC. Assim como o nosso News Seller, antecessor do Diário, a publicação foi lançada em Santo André...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O Repórter marcou época no Grande ABC. Assim como o nosso News Seller, antecessor do Diário, a publicação foi lançada em Santo André e depois atingiu o Grande ABC; também começou como semanário, passou a bissemanário e chegou a diário, quando encerra atividades.

Focalizamos o confrade O Repórter por causa da foto de hoje, enviada à Memória por Fátima Maria Granata, a primeira à esquerda, vestida à colegial e que foi copidesque do jornal. A foto foi tirada em 11 de setembro de 1970 por ocasião dos 10 anos de O Repórter.

Remetemos a foto à outra jovem na imagem, Virginia Pezzolo, secretária de redação, que identifica a maioria dos profissionais e deixa uma sugestão: "Quem sabe alguns deles, ao verem a foto, possam complementar as informações."

Seguem-se as informações de Virginia Pezzolo, que depois da fase O Repórter foi nossa colega aqui no Diário:

1 - Ao fundo, a partir da esquerda: Angelo Scagliusi, diretor responsável; professor Noemio Spada, colunista; Renato P. Oliveira, publicitário; dr. Octaviano A. Gaiarsa, colunista; e não recordo o nome da outra pessoa.

2 - Segunda fila: Rubens Assumpção Júlio, diretor; o segundo não recordo; Francisco Pestana, publicitário; Alberto Martins, circulação;

3 - Terceira fila: não recordo o primeiro; Antonio Manieri, diretor de redação; Helio Mauro Armond, redação; Helio de Oliveira, administração; e esta figurinha chamada Virginia.

4 - Na frente, quarta fila: Fátima Maria Granata; Reinaldo, do comercial; Darcy, da redação; e o último também não recordo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 26 de fevereiro de 1980

Manchete - Tromba d'água para São Bernardo

Política - Maluf (Paulo, governador de São Paulo) lança PDS diante de quatro mil pessoas.

Editorial - Prorrogação (de mandatos de prefeitos e vereadores) frustrará eleitores.

Polícia - Dois mortos no tiroteio com a Rota.

EM 26 DE FEVEREIRO DE...

1870 - Aberta ao público a primeira linha do metrô de Nova York, movida a ar comprimido.

1945 - Prefeitura de Santo André remete ao Departamento das Municipalidades projeto de aprovação da Vila Alpina.

1970 - Criado o Serviço Funerário Municipal de Santo André.

1970 - Morre o ator andreense Aníbal Guedes, 30 anos, marido da atriz Sonia Guedes.

HOJE

Dia do Comediante.

Trabalhadores

Nascem em 26 de fevereiro:

1 - Geraldo Florenço. 1912. Natural de Iguape (SP). Torneiro da Atlantis. Residência: Santo André.

2 - José de Polli. 1926. Natural de Araraquara (SP). Industriário da Rhodia Química. Residência: Rua Dr. Lima de Carvalho, 55.

SANTOS DO DIA

Alexandre, Deodoro, Porfírio de Gaza, Nestor e Matilde.

O papa Alexandre I (na estampa) esteve à frente da Igreja entre 106 e 115. Como outros contemporâneos cristãos, morreu decapitado por ordens de Trajano, imperador romano.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;