Internacional Titulo
EUA podem desistir de resolução sobre Iraque na ONU
Da AFP
08/10/2003 | 08:22
Compartilhar notícia


O governo dos Estados Unidos pode deixar de lado seu esforço para conseguir que o Conselho de Segurança da ONU vote sua proposta de resolução sobre o Iraque, devido à oposição de alguns membros da organização. A notícia foi publicada nesta quarta-feira pelo jornal New York Times.

O governo do presidente George W. Bush "recuou em sua busca de uma votação rápida da proposta e vai arquivá-la", disse o jornal, citando funcionários da Casa Branca. Nesta terça, porém, o embaixador dos EUA na ONU, John Negroponte, disse que Washington mantém sua proposta de resolução sobre o Iraque, apesar da oposição de outros países, e que não fará mudanças importantes.

Os que se opõem ao texto propõem que os iraquianos retomem rapidamente a soberania do país e que depois se redija uma Constituição e sejam realizadas eleições. "Os países que se opõem podem escolher entre uma solução multilateral e fazer parte dela ou podem nos dizer que nós mesmos o façamos", disse Negroponte.

A proposta americana autorizaria a participação de uma força multinacional no Iraque, o que Washington considerou suficiente para convencer os países céticos a apoiar com dinheiro e tropas. França, Alemanha e Rússia têm dito que esperam mudanças na forma como se manejará a questão da transferência do poder no Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;