Nacional Titulo
Estatuto do Desarmamento não sai na marra, diz Greenhalgh
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
08/10/2003 | 14:33
Compartilhar notícia


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), disse nesta quarta-feira que não adianta tentar aprovar o projeto original do Estatuto do Desarmamento "passando o trator". O texto está sendo avaliado pela Comissão.

Segundo ele, só a conversa vai vencer as muitas resistências que existem. A proposta aprovada no Senado foi modificada na Comissão de Segurança Pública. O antigo projeto previa, entre outras coisas, um referendo popular sobre a proibição da comercialização de armas no país.

O referendo, disse Greenhalgh, é um dos pontos polêmicos e, assim como outros itens, deve ir à votação em plenário. Também tem gerado intenso debate a questão do artigo, retirado do documento, que tornava o porte de armas inafiançável.

O relatório que recupera a versão original do estatuto será apresentado nesta quinta-feira.

Constitucionalidade - O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), vai se encontrar com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para discutir ainda nesta quarta a tramitação do Estatuto do Desarmamento.

João Paulo informou que vários deputados estão questionando a constitucionalidade do projeto. "Para resolver isso, nós precisamos buscar um projeto existente na Câmara e outro do Executivo e reuní-los ao do Senado, para solucionar o vício de constitucionalidade", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;