Política Titulo
Senador José Alencar defende nacionalismo
Por Do Diário do Grande ABC
12/02/2000 | 14:03
Compartilhar notícia


O senador mineiro José Alencar (PMDB) - um dos empresários de mais sucesso do país - sentia-se um "dinossauro" quando abria a boca para falar do seu nacionalista. ``Mesmo os homens públicos ficavam constrangidos de assumir a posiçao, com medo de serem tachados de retrógrados', lamenta. Para o senador, um quase estreante na política, o nacionalismo ressurge com uma nova faceta, porque ``todos começam a compreender que qualquer naçao que se preza é nacionalista'.

``Os Estados Unidos sao extrema e legitimamente nacionalistas', compara José Alencar, lembrando que nacionalismo nao pode ser confundido com xenofobia. ``Nenhum dicionário do mundo registra assim', ressalta o senador, para quem o nacionalismo está em voga até mesmo porque os brasileiros começam a se espelhar em países do primeiro mundo. ``A desnacionalizaçao excessiva da economia assusta. Mesmo as empresas estrangeiras daqui tomam decisoes lá fora', sustenta.

Desnacionalizaçao - Dono da Coteminas - o maior grupo têxtil brasileiro - , José Alencar garante que nao reclama da convivência com as empresas estrangeiras, mas sim com práticas que liquidam as indústrias nacionais. Como empresário, ele afirma que fica indignado com a desnacionalizaçao do país. ``Nós precisamos que as empresas estrangeiras venham crescer conosco e nao às nossas custas', diz, referindo-se à critica que considera os nacionalistas um espelho dos xenófobos.

Segundo José Alencar, a Coteminas sobrevive porque só compra matéria-prima à vista, vende a prazo, mas nao desconta suas duplicatas'. O senador assegura que, se dependesse de bancos, a empresa estaria quebrada, já que nao existem no país meios de alavancagem a crédito, como nos países que concorrem com o Brasil. Ele diz que o setor de algodao brasileiro está arrasado, porque nao tem condiçoes de competir com os estrangeiros e pagar taxas de juros de até 100%.

Ressurreiçao - José Alencar, que está no primeiro mandato, acredita que o Senado está resgatando o movimento nacionalista. Ele aponta como exemplo o impedimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) de financiar empresas estrangeiras que participarao do leilao do Banespa. ``Começa a haver uma sedimentaçao da cultura nacionalista', prega, apontando que a reaçao de parte do Congresso Nacional à açao do BNDES é um reflexo da posiçao contrária da sociedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;