Internacional Titulo
Direitos Humanos diz que Pinochet pode ter bens no Paraguai
Do Diário OnLine
Com AFP
18/01/2005 | 20:33
Compartilhar notícia


O ativista dos Direitos Humanos Martín Almada denunciou, nesta terça-feira, que o ex-ditador chileno Augusto Pinochet teria imóveis valiosos - edifícios e estâncias - no Paraguai, acrescentando que um pedido de investigação e embargo desses bens já foi feito em uma corte local.

"Apresentei um pedido ao juiz Gustavo Santander para investigar e congelar bens que seriam de Pinochet", afirmou Almada. Segundo o ativista, a solicitação de investigação foi entregue ao juiz com base em dados obtidos no ‘Arquivo do Terror’, um conjunto de documentos sobre atividades repressivas no Paraguai e demais nações do Cone Sul entre as décadas de 70 e 80.

Almada disse que Augusto Pinochet pode ter tido facilidades para adquirir bens em solo paraguaio porque ‘era muito amigo’ de Alfredo Stroessner, ditador que governou o país durante 35 anos, de maio de 1954 até fevereiro de 1989.

No último domingo, o Banco do Chile já havia bloqueado as contas bancárias dos membros da família do ex-militar, incluindo a poupança de um neto de sete anos e a da fundação que leva seu nome. Outras cinco contas em países estrangeiros estão sendo investigadas pelo juiz Sergio Muñoz, que já comprovou a existência de mais de US$ 16,1 milhões depositados no Riggs Banks de Washington.

Liberdade – Augusto Pinochet recuperou sua liberdade no dia 12 de janeiro, mediante o pagamento de uma fiança de US$ 3,5 mil. Ele permaneceu durante uma semana em prisão domiciliar por sua responsabilidade nos crimes da 'Operação Condor'.

O ex-ditador foi indiciado por sua responsabilidade em um assassinato e nove seqüestros cometidos durante a 'Operação Condor', um plano de repressão coordenado entre as ditaduras do Cone Sul nos anos setenta para eliminar os opositores de esquerda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;