Economia Titulo
Segmento químico quer expandir vendas pela Internet
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
27/03/2004 | 19:20
Compartilhar notícia


O comércio eletrônico entre as indústrias do setor químico apresenta um cenário positivo, viabilizando maior número de negócios e otimizando processos. No ano passado, as seis empresas que formam o comitê setorial da Associação Brasileira de e-business conseguiram comercializar R$ 1 bilhão pela Internet, o que representou 12% das vendas. Essa movimentação alcançou 57 mil transações on-line, ou 12% do volume de pedidos. Com base nesses resultados, a associação quer expandir a iniciativa para outras companhias.

O comitê do setor químico é composto de seis empresas – Basf, Dow, Elekeiroz, Rhodia, Solvay e White Martins. O objetivo é alcançar 50% das indústrias químicas, pelo menos as dez maiores, que representam 90% do setor. Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira de e-business, Richard Lowenthal, os principais objetivos da iniciativa são o aumento de vendas eletrônicas, a padronização do sistema de comunicações e até a reposição automatizada de estoques, dependendo da periodicidade e da freqüência das transações.

Para a Basf, com unidade em São Bernardo, o resultado da comercialização on-line é positivo. Em 2002, 15% do faturamento na América do Sul foi obtido por meio do e-commerce, que permitiu à empresa ficar em primeiro lugar entre as indústrias químicas sul-americanas que fazem esse tipo de transação. Segundo o gerente do departamento de Serviços ao Cliente e E-Commerce para a América do Sul, Georges Klopotowski, a participação das vendas eletrônicas deverá ser ampliada para 50% até 2005. De janeiro a setembro de 2003, a Basf faturou 177 milhões de euros por meio desse sistema, o que representa um aumento de 139% em relação a todo o ano de 2002.

Agilidade – Para o executivo, os benefícios são o alto grau de transparência, vínculo direto com clientes e fornecedores, além do crescimento constante das vendas. Segundo ele, o e-commerce continua sendo uma história de sucesso para a empresa. “A conclusão de negócios por soluções apoiadas pela Internet favorece a criação de valor da Basf em todos os sentidos, abrangendo desde compras, processos internos de produção, logística e planejamento até as atividades de vendas”, afirma. Cerca de mil clientes fazem suas encomendas à Basf pelo sistema on-line, o que possibilita poupar tempo e dinheiro e verificar a qualquer momento a condição atual do pedido no sistema.

A Rhodia, de Santo André, também tem uma longa experiência de vendas pela Internet. Em geral, essas transações da empresa giram em torno de 15% das vendas totais – em 2003, o faturamento do grupo foi de U$ 600 milhões – mas os negócios entre empresas variam de acordo com o tipo de mercado. Atualmente, a empresa tem 100 clientes, que acessam a área de compras por meio de um software, o SAP/R3, de gestão integrada que possibilita às várias áreas da empresa ter conhecimento sobre o pedido.

Outra modalidade eletrônica de vendas da Rhodia é o VMI (do inglês, Inventário Administrado pelo Fornecedor). Trata-se de um canal em que a Rhodia administra o estoque do cliente por meio de sensores instalados nos armazéns dos produtos. Assim, quando o estoque cai, a reposição é imediata. Esse sistema está disponível para grandes clientes, como os da linha de solventes e de fenol, carro-chefe da companhia.

Segundo o gerente de Sistemas de Informação, Fernando Birman, a Rhodia está desenvolvendo outras modalidades eletrônicas. Ele afirma que esses sistemas aumentam a produtividade, porém em cada operação há um impacto diferente. Apesar da automatização, que diminui a carga de trabalho, o processo não exigiu corte de pessoal. “Transformamos as disponibilidades em melhoria da qualidade de atendimento ao cliente, revertendo em melhor prestação de serviços”, acrescenta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;