Nacional Titulo
Violência bate recorde no fim-de-semana
Por Do Diário do Grande ABC
09/02/1999 | 17:45
Compartilhar notícia


O ano mal começou e a cidade de Sao Paulo bateu mais um recorde de violência. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, das 20 horas de sexta-feira às 8 horas da segunda ocorreram 80 homicídios dolosos (intencionais) na capital. O número é o maior desde fevereiro de 1996, quando o governo iniciou a contagem dos assassinatos registrados nos fins de semana.

O número foi 33,3% maior em relaçao ao fim de semana anterior, que totalizou 60 homicídios, e 15,9% mais alto se for comparado com o fim de semana mais violento até entao registrado pela secretaria, que foi registrado entre os dias 18 e 21 de dezembro do ano passado, com 69 casos.

Segundo a polícia, a maioria das vítimas é de jovens entre 17 e 30 anos (90% homens e 10% mulheres), moradores da periferia e com o 1º grau incompleto. A regiao da cidade com maior número de casos foi a da Delegacia Seccional de Santo Amaro, na zona sul, que teve 23 mortos. Em seguida, aparece a Delegacia Seccional de Sao Mateus, na zona leste, com 14 crimes, e a Delegacia Seccional de Itaquera, também na zona leste, que registrou dez assassinatos. O centro da capital foi a área que menos registrou assassinatos. Ocorreram quatro casos.

No total de homicídios do fim de semana estao incluídas as três pessoas executadas com vários tiros na Rua Astrolábio, em Americanópolis, na zona sul da capital, na madrugada de sábado. Foi a nona chacina registrada na Grande Sao Paulo este ano.

Atípico - Para o delegado seccional de Santo Amaro, Domingos Paulo Neto, o fim de semana foi atípico. De acordo com ele, ocorreram vários assassinatos de difícil prevençao. "Foram muitos crimes no interior de residências e seis próximos a bares e danceterias motivados por brigas", afirmou Paulo Neto. Ele explicou que, no geral, o número de mortes em fins de semana nao teve grande aumento.

"No ano de 1996 a média foi de 12,2 assassinatos em um fim de semana, no ano seguinte foram 12,2 casos, isso mostra que no geral permanecemos igual", disse. "No ano passado o número aumentou para 12, 6 execuçoes no fim de semana."

Segundo o delegado, estao sendo realizadas várias operaçoes conjuntas com a Polícia Militar com a finalidade de diminuir a criminalidade na regiao. "Mas mesmo assim ainda tem muitos casos de difícil prevençao", disse. "Este fim de semana por exemplo, um homem, depois de violentar a própria sobrinha, estrangulou a garota e depois jogou seu corpo dentro de uma caixa d'água", contou. Esse caso foi registrado no 92º Distrito Policial, no Parque Santo Antônio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;