Política Titulo São Caetano
Fabio Palacio minimiza briga jurídica e vota confiante em vitória na urna

Ex-vereador de São Caetano disse que está feliz com o carinho que recebeu durante a campanha

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
15/11/2020 | 12:25
Compartilhar notícia
Anderson Fattori/DGABC


Principal concorrente de José Auriccchio Júnior (PSDB) na corrida ao Paço de São Caetano, Fabio Palacio (PSD) votou no início da tarde na EMEF Luiz Olinto Tortorello, no bairro Cerâmica. O ex-vereador chegou acompanhado da mulher Aghata Palacio, as filhas Milena, 10 anos, e Manuela, 5, e de assessores.

Palacio atendeu a pedido para fotos, cumprimentou eleitores e demonstrou confiança em vitória dupla no pleito deste ano. "Pelo que sentimos nas ruas nos dá muita confiança para essa eleição, o carinho que tenho recebido da população me traz muito otimismo. As pessoas querem mudança, algo novo na Prefeitura e estamos recebendo esse recado na campanha", comentou.

O ex-vereador figurou como segundo colocado nas pesquisas eleitorais de São Caetano - com 142.528 munícipes aptos a votar, a cidade não tem segundo turno, condição imposta apenas aos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Mesmo que seja derrotado nas urnas, Palacio pode assumir a Prefeitura pela primeira vez porque seu principal concorrente, Auriccchio, enfrenta problemas com a Justiça. O tucano foi condenado por captação irregular de doação eleitoral na eleição de 2016 e recorre a Justiça para ter o resultado da urna mantido. O atual prefeito conseguiu recurso especial no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) para suspender os efeitos da condenação anterior – de perda dos direitos políticos. Esse recurso, porém, foi confirmado pela corte depois que o juízo eleitoral de São Caetano havia divulgado sua decisão.

Com a mudança de dispositivos da Lei Eleitoral, se Auricchio vencer no voto – confirmando, assim, a expectativa das pesquisas –, ele precisará reverter o indeferimento até o fim do ano. Caso contrário, há possibilidade real de nova eleição. Outra alteração na legislação determina que a foto de Auricchio esteja na urna e os votos apareçam na contabilidade oficial, mesmo com destaque de ‘sub júdice’.

"Essa parte jurídica deixo para que os meus advogados tomem conta, eles estão acompanhando e queremos muito que seja feita a justiça, que os que erraram paguem pelos seus erros. Estamos muito esperançosos que a população dê sua resposta nas urnas", comentou Palacio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;