Lula reconheceu que a região é desfavorecida pelo atual sistema tributário que favorece grandes Estados, como São Paulo e Minas Gerais, mas lembrou os prejuízos que a elite da região provoca ao Nordeste.
“É verdade que a política tributária neste país foi injusta. Mas a gente não pode criticar São Paulo, ou Rio ou Minas, sem lembrar que muitas vezes a elite do Nordeste ganha tanto dinheiro quanto à elite de São Paulo”, disse.
Para acabar com a desigualdade regional, Lula disse que vai construir uma política de desenvolvimento para cada zona. Para o Nordeste, ele prometeu a construção da rodovia transnordestina e medidas que tornem a exploração do rio São Francisco mais racional.
“Vou fazer a transposição do rio São Francisco que em 160 anos não fizeram. “A elite brasileira tinha um projeto e não fez. Não fez, não porque não tinha dinheiro, mas porque a indústria da seca era mais rentável”, acusou.
O presidente informou que, na próxima sexta-feira, se reunirá com governadores da região Norte no Acre, na primeira reunião sobre desenvolvimento regional.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.