Nacional Titulo
Mato Grosso confirma duas vítimas da febre amarela
Por Do Diário do Grande ABC
26/03/2000 | 16:42
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso confirmou, neste domingo, duas mortes provocadas por febre amarela silvestre no Estado.

Os dois homens, um de 48 anos e o outro de 16 - ambos trabalhadores rurais -, morreram dia 1º, no Pronto-Socorro de Cuiabá, depois de ter sido infectados em municípios que fazem divisa com Goiás, cujo surto da doença estaria relacionado à construçao do lago da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, naquele Estado.

A relaçao entre o surto, a usina e a própria natureza, preocupa as autoridades de saúde do Mato Grosso. Com o aumento das notificaçoes de registro da doença no Estado, a Secretaria de Saúde aconselha a populaçao a procurar os postos de saúde para tomar a vacina contra a febre amarela, que é a única forma de prevençao. Desde o início do ano, cerca de 700 mil pessoas foram vacinadas.

Por enquanto, ao contrário de Campinas (SP) e Goiânia (GO) - onde houve o registro de dois casos de morte após a vacinaçao - nao ocorreu nenhuma suspeita de a vacina ter provocado a morte de alguém no Estado.

Apesar das duas notificaçoes de febre amarela silvestre, o coordenador da Vigilância Epidemiológica do Estado, Euze Carvalho, descarta a possibilidade do surgimento variedade urbana, erradicada do Brasil desde 1942.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;