Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 25 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Kit Bope está chegando a São Paulo


Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC

05/10/2007 | 07:17


A nova febre carioca está aterrissando em São Paulo. Por enquanto, o kit Bope só é encontrado em um site de leilões pela internet.

As roupas são as mesmas utilizadas no filme Tropa de Elite, que estréia nesta sexta-feira nos cinemas, revelando bastidores da polícia no Rio.

Vem com boina, calça e blusa pretas, com o emblema do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar carioca.

A farda é oferecida por um comerciante do Rio e sai por R$ 230. Nas ruas, tem lojista se apressando para aproveitar o filão.

Segundo Edna Parpinelli, 57 anos, dona de uma loja de moda militar no Centro de Santo André, clientes perguntam sobre o kit. “Todos os dias vem gente querendo saber se temos a roupa. A maioria quer usá-la em festas à fantasia”, afirma a comerciante.

Edna diz estar em contato com seu fornecedor para que ele desenvolva produtos semelhantes aos utilizados pelo Batalhão. “Igual não pode ser. O pessoal não deixa.”

A preocupação é legítima. No Rio, criminosos têm usado fardas em assaltos. Eles se aproveitam do elemento surpresa. Armam falsas blitze e anunciam o roubo, sem levantar suspeitas de curiosos.

Outra preocupação no Rio de Janeiro é de que civis fardados sejam confundidos com policiais e mortos por criminosos. Só em São Paulo, 15 policiais, civis e militares, foram mortos de janeiro a junho deste ano quando estavam de serviço.

Apesar dos riscos, a migração da moda do kit Bope para São Paulo não preocupa a Secretaria de Segurança Pública. Segundo a pasta, a venda de fardas e acessórios militares é permitida, mesmo para civis.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;