Memória Titulo
Religiosidade em Rudge Ramos

Arquimedes Pessoni remexe os arquivos da tia Maria Pessoni Padula e localiza a fotografia de hoje: uma procissão em Rudge Ramos realizada na...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Arquimedes Pessoni remexe os arquivos da tia Maria Pessoni Padula e localiza a fotografia de hoje: uma procissão em Rudge Ramos realizada na década de 1950. É o instante da passagem das filhas de Maria. Maria Pessoni Padula conduz o andor e revive toda a religiosidade do velho Meninos.

Maio se aproxima, e tanto a Paróquia de Rudge Ramos como a da Boa Viagem, entre outras, realizam o reencontro de marianos, filhas de Maria e jocistas. Acompanhem em suas comunidades essas atividades e participem, com a mesma fé com que as filhas de Maria conduzem o andor de Nossa Senhora em Rudge Ramos.

Turma do Rudge

Aqueles jovens do antigo bairro dos Meninos.

Dois aniversariantes hoje: Rusdelberto Oliver Artero (Pulguinha), que nasceu no bairro em 1951; e Hélio Antonio Schiezari, nascido em 1958.

Pulguinha fez história como jogador de futebol do Meninos FC; e Hélio é vendedor. Estudou no grupo escolar da Vila Império, hoje no Jardim Hollywood com o nome de Anésia Loureiro Gama.

Pulguinha e Hélio destacam as quermesses do padre Fiorente como lembranças eternas de um Rudge Ramos que se transformava.

Turma da esquina e Napolitano

Novo reencontro da turma será hoje, dia 28, a partir das 20h, na Bella Vitória: Rua Tuiuti, 39, Jardim Bela Vista, Santo André. Informações: 4432-0748.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 27 de abril de 1980

Especial (Marilena Degelo) - Na Biblioteca Monteiro Lobato, em São Bernardo, o Setor de Coleções Especiais, que quase ninguém conhece.

Rádio Diário - O cantor Gilbert começa amanhã o seu programa Gilbert com Amor.

Leitura (Guido Fidelis) - São Caetano publica em livro os contos do seu 4º Concurso, realizado em 1978.

Arte/crítica (Enock Sacramento) - Em livro, vida e obra de Almeida Júnior.

Cinema/crítica (Heitor Capuzzo) - Terra dos Índios, o novo filme de Zelito Viana.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi) - Heróis e vilões, duas categorias assemelhadas, cujos pontos se afinam.

Crônica 2 (Guido Fidelis) - Avião, gavião, super-heróis e o prefeito-compositor que também dá seus voos matinais.

Trabalhadores

Nascem em 28 de abril:

1890 - João Paulo de Oliveira Lopes. Natural de São José do Rio Preto (SP). Associado nº 805 do Sindicato dos Químicos. Serviços gerais da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua dos Coqueiros, 696, Santo André.

1914 - Primo Lucon. Natural de Pievi, Itália. Associado nº 812 do Sindicato dos Químicos. Operário da Rhodia Química. Residência: Rua Honduras, 23, Parque das Nações.

1915 - Antenor Carollo de Souza. Natural de Catequese. Associado nº 360 do Sindicato dos Químicos. Metalúrgico da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Avenida Utinga.

Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Luiz Maria Grignion de Montfort, Luquésio, Pedro Chanel, Teodoro ou Teófilo, Valéria e Vitale.

Na estampa, São Paulo da Cruz.

A greve dos 41 dias - 28º dia

A manifestação feminina: sucedem-se as assembleias no 28º dia de greve no Grande ABC.

Em 28 de abril de 1980, houve assembleias em duas sessões no interior da Matriz da Boa Viagem; metalúrgicos também voltaram a se reunir no pátio da igreja do Bonfim. Os advogados Almir Pazzianoto e Raimundo Faoro visitam Lula no Dops. Pelo menos sete metalúrgicos são presos em São Bernardo e outros três em São Paulo.

Depoimento

Nevino Antonio Rocco, advogado e jornalista de São Bernardo.

Boas as lembranças do diligente e exemplar delegado de polícia Nivaldo Squilaci Leme. Policial respeitadíssimo. Seccional, ele fazia bem o meio de campo com a inteligência do governo militar. Muitas vezes fui contatado (não posso dizer interpelado, dada sua lhaneza no trato com as pessoas) por ele sobre matérias veiculadas em A Vanguarda, então sob minha direção e responsabilidade. Ele sempre pedia moderação. E, quando ele assumira a Seccional, eu já estava vacinado desde anterior publicação de relatório sigiloso da SubCGI local, que pôs em polvorosa gente que mandava na nossa Prefeitura e influenciava no 2º Exército, responsável, creio, por uma ordem de prisão contra mim, não cumprida, bem como pelo sumiço de toda uma coleção de A Vanguarda do período, por isso, inexistente no Serviço de Documentação local até recentemente, quando a supri, ao menos em parte, com um DVD.

O Dr. Nivaldo, provavelmente, poderá dizer algo sobre o restaurante Habeas Copos, o melhor dos 41 dias da greve que você vem rememorando. Essa casa abriu prometendo e oferecendo muito. Publicidade profissional. Atraiu as lideranças grevistas e a fina flor da cidade com excelente serviço e preços tentadores. Esteve instalada na Rua Dr. Flaquer, numa casa que pertencia a Pery Ronchetti, posteriormente vendida às Irmãs Palotinas. Fechou com a greve. Os últimos anúncios veiculados em A Vanguarda foram recebidos na sede da Polícia Civil, na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo. Inteligência da Polícia.

HOJE

Dia da Educação, Dia Nacional da Caatinga, Dia do Cartão Postal e Dia da Sogra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;